Foi lançado na última semana em Porto Alegre, no Plenarinho da Assembleia Legislativa estadual, o Comitê Gaúcho de Solidariedade com a Venezuela, num ato político seguido por uma Conferência.
Partidos políticos e movimentos sociais se congregaram para expressar apoio à Venezuela e uma mensagem de encorajamento à resistência aos ataques provenientes do imperialismo estadunidense e oligarquias locais.
Tomaram a palavra representantes do PCdoB, PT, PDT, Organização A Marighella, Polo Comunista Luís Carlos Prestes, União Nacional dos Estudantes (UNE), Cebrapaz, Cepers, Fundação Maurício Grabois, Fundação Leonel Brizola-Alberto Pasqualini, Movimento dos Pequenos Agricultores e MST. Entre os presentes, o ex-prefeito de Porto Alegre, Raúl Pont.
A Conferência, intitulada “A crise na Venezuela e os desafios geopolíticos na América do Sul”, teve como palestrantes Roberto Torrealba, cônsul da Venezuela em São Paulo, José Reinaldo Carvalho, jornalista, secretário de Política e Relações Internacionais do PCdoB, Igor Fuser, professor de Política Internacional da UFABC, e Ricardo Leães, professor de Relações Internacionais da Unipampa.
Os conferencistas discorreram sobre a evolução histórica da Revolução Bolivariana, as diversas tentativas de golpes e intervenções contra a Venezuela, a resistência e a luta do seu povo por transformações econômicas, políticas e sociais no país.
Em destaque a ideia de que o imperialismo estadunidense e seus aliados locais estão em plena ofensiva para derrocar o governo legítimo, democrático e constitucional da Venezuela e liquidar a Revolução Bolivariana.
Todos discorreram sobre a importância da Assembleia Nacional Constituinte e seu papel para conquistar a paz, a estabilidade política, resolver os problemas econômicos e encaminhar a Venezuela para novas transformações sociais.
Fonte: Resistência.