Redação.
O Jornal Comunitário, aliado importante do Portal Desacato está com mais uma edição nova, circulando pelo Extremo-oeste Catarinense. Um jornal feito pelas juventudes da PJMP (Pastoral da Juventude do Meio Popular) e PJR (Pastoral da Juventude Rural).
Confira abaixo o editorial e as páginas. Vida longa ao Comunitário.
Editorial
O Jornal Comunitário como um “organizador coletivo”. Um dos primeiros passos para as transformações que almejamos é fazer chegar ao alcance da classe trabalhadora explorada um jornal de unidade. Um jornal político. É diferente falar da importância desse tipo de periódico no contexto da Rússia e o que vivemos hoje no Brasil. Antes de tudo, devemos estudar os processos que levaram ao longo dos anos o desenvolver de consciências tão alienadas que, mesmo entre a classe pobre, são capazes de defender o opressor.
É preciso insistir, em tempos de ódio, em um meio que denuncie e que mostre o outro lado da página, que conte a história não oficial. Infelizmente o Brasil está sendo gerido por Jair Bolsonaro, cujo tempo de mandato na câmara dos deputados é maior do que a idade de qualquer uma das editoras e editores que aqui escreve para vocês hoje. Nesse tempo, NADA de bom para os trabalhadores e as trabalhadoras se fez, pois o interesse sempre esteve alicerçado nas infiltrações com milícias e negócios que financiam projetos de morte contra o povo. Marielle Franco é uma vítima disso tudo, mulher, negra, lésbica, de enfrentamento na luta classista.
Os ataques estão vindo de toda parte. No Brasil de golpes, agora governa um mandatário, na Argentina, irmã, outro tirânico, assim como no Chile, nada disso é uma opção para a classe trabalhadora. Rememoram ditaduras, como a de 64, celebram as mãos esmagadas de Víctor Jara e os tantos corpos de crianças, jovens, idosos, nas vielas.
Hoje, queremos deixar a leitura de matérias que precisam chegar ao povo, dos trabalhos de base, da cultura que resiste à indústria, do poeta, do artista, das mulheres feministas classistas. Logo mais alguém baterá em sua porta para entregar esses escritos. Receba, ajude a difundir. A história precisa disso ou morreremos pelas mãos assassinas de qualquer fardado na esquina.
Quem assina isso? Todas e todos nós. Boa leitura.
EXPEDIENTE:
Jornal Comunitário
Tiragem: 500 exemplares, 8 páginas coloridas
Gráfica:
Ano VI, Edição XX – 1º semestre de 2019 – Distribuição Gratuita – São Miguel do Oeste e região.
Comunidade de Jovens do Oeste- Cojoeste – CNPJ 83.690.784/0001-54
Diagramação: Julia Saggioratto e Claudia Baumgardt
Jornalista Responsável: Claudia Weinman Mtb – 5582
Ideia: Pedro Pinheiro.
Contato: (49) 991324037 (WhatsApp)
E-mail: [email protected]