Jorge Kagnãg Garcia, caminha para seus ancestrais

Na tarde de hoje, 09 de janeiro de 2024, faleceu, em Nonoai, Rio Grande do Sul, o Kujà Jorge Kagnãg Garcia, pertencente ao Povo Kaingang

Seu Jorge, como era conhecido, tornou-se, nas últimas décadas, uma das mais importantes lideranças espirituais no Rio Grande do Sul.

Um sábio, que fez memória na luta pelo fortalecimento da cultura, dos costumes e dos conhecimentos tradicionais de seu Povo.

Foi guerreiro na defesa da terra, mas acima de tudo um homem de profunda força espiritual, um Kujá que cuidava dos males dos corpos e das almas.

Ele participou ativamente dos encontros dos Kujà, no Morro do Osso, em Porto Alegre, dos quais sempre foi um incentivador. Ele dizia que se tratavam de momentos de bênçãos, purificações e também de ritualizar à vida e as lutas.

O Conselho Indigenista Missionário, Regional Sul, faz memória desse grande homem, que deixa o legado de ter buscado construir, ao longo de sua existência nessa terra, o Bem Viver.

Agora seu Jorge segue para o lugar dos outros Kujà. Lá abrirão sorrisos de alegrias, se abraçarão e vão celebrar suas histórias.

O Cimi Sul solidariza-se com os familiares de Seu Jorge e com o Povo Kaingang, que neste momento é deixado por ele.

Seu Jorge não morre, ele caminha em direção aos seus ancestrais.

Chapecó (SC), 09 de janeiro de 2024.

Cimi Sul

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.