O mais importante jornal de Israel, Yediot Aharonot, anunciou na edição de domingo (15) que o israelense nascido em Haifa- Ilan Goldfein – seria anunciado como novo presidente do Banco Central do Brasil.
Goldfein, que já atuou como economista-chefe do Banco Itaú, maior banco privado do Brasil, consultor do Banco Mundial e do Fundo Monetário Internacional, foi confirmado nesta terça-feira como novo presidente do BC.
Goldfein obteve seu PhD em economia pelo MIT. Ele é considerado um dos principais economistas e mais bem-visto no Brasil, trabalhou como professor sênior das melhores universidades e publicou muitos artigos.
Além de português, ele fala hebraico, inglês e espanhol. Ele tem família em Israel e faz visitas com frequência ao país. Goldfein estimou que para obter sucesso para sair da crise atual, o governo terá que tomar medidas impopulares, como aumento de impostos, cortes no orçamento e aumento da idade de aposentadoria, que atualmente está numa média de 50-55 anos, até 65 . “O problema é que em vez de enfrentar a realidade, a economia brasileira entrou numa fase de negação”, disse ele.
Além de Goldfein, outro nome que estava cotado, seria de Mário Mesquita, sócio do banco Brasil Plural.
—
Fonte: Rondônia ao Vivo.