Nesta segunda-feira, 25, no JTT – A Manhã com Dignidade, entrevistamos o professor haitiano Clarens Chery e o Cônsul honorário do Brasil no Texas e professor, César Rossatto.
No dia 12 de julho o Congresso Nacional brasileiro instalou uma Comissão Parlamentar permanente sobre migrações e direitos de refugiados, cujo coordenador é o deputado federal Túlio Gadêlha (Rede – PE).
Segundo os entrevistados a criação dessa comissão é relevante, mas não é a primeira comissão criada pelo congresso para debater a migração. Além disso, é limitada, o problema da migração e suas causas não serão enfrentados por uma comissão parlamentar.
Em 2022, 37 mil brasileiros foram detidos na fronteira dos EUA, uma alta de 938% em relação ao mesmo período no ano passado. Nesse contexto, Bolsonaro cancela a lei de reciprocidade entre os países (que garantia maior dignidade ao imigrante).
Segundo César, “é possível a criação de políticas que deem dignidade ao ser humano ao cruzar a fronteira”, é necessária a vontade política dos países, que a exemplo dos EUA e do Brasil foram construídos por imigrantes.
“Eu ainda tenho fé no Brasil, porque não é o Brasil que a elite projetou. Temos um Brasil de quilombolas, camponeses, haitianos, venezuelanos… País que veio da Revolta dos Malês, Inconfidência Mineira, Revolta dos Farrapos. Eu acredito que um dia esse Brasil levantará (…) o Haiti provou ser possível” diz o imigrante Chery.
Assista à entrevista completa no link abaixo: