Inscrições prorrogadas para a 3ª Bienal Black

Trabalhos artísticos poderão ser inscritos até 30 de agosto de 2023. Evento acontecerá em março de 2024 na cidade do Rio de Janeiro.

Foto Isidoro B. Guggiana

Artistas de todo o Brasil podem se inscrever até 30 de agosto de 2023 com trabalhos para a 3ª Bienal Black. O evento terá sua sede na cidade do Rio de Janeiro em 2024. Experimentando pela primeira vez uma curadoria colaborativa internacional, esta edição busca no tema Fluxos (in) Fluxo: Transitoriedade, Migração e Memória trazer para a arte à discussão global sobre fluxos migratórios que consequentemente desaguam na memória e no senso de pertencimento. A 3BienalBlack tem curadoria geral da museóloga Patrícia Brito. O registro pode ser feito na plataforma Sympla pelo valor de R$ 35,00.

As inscrições acontecem para artistas, curadores, pesquisadores, artivistas, entre outros, de todo o Brasil e estrangeiros. Incentiva-se prioritariamente a inscrição de mulheres para o equilíbrio de gênero. Com um recorte decolonial, o evento busca ressignificar as narrativas tradicionais e enfatizar o protagonismo de mulheres e das vozes historicamente silenciadas. Em um contexto global de migração em massa e debates acerca do tema, a exposição buscará compreender como artistas contemporâneos respondem à migração e ao deslocamento de pessoas ao redor do mundo.

A exposição será apresentada em diversos espaços culturais do ‘corredor cultural’ da cidade do Rio e vai contar com uma programação extensa e gratuita ao longo de três meses. Construída a partir de cinco eixos expositivos: Linhas Insurgentes, Redes de Transmissão, Práticas Geradoras, (RE)imaginando o Cubo Preto e Memórias (trans)locadas, a exposição levará os visitantes por um percurso de dentro para fora, e da percepção física para uma abordagem mais sensorial.

A primeira Bienal Black foi realizada de novembro de 2019 a março de 2020. Com a temática Mulheres (in) Visíveis, percorreu as três capitais da região sul do Brasil em 12 espaços de artes com o propósito de dar visibilidade para mulheres anônimas, principalmente as mulheres negras em galerias e museus. Ao todo foram apresentadas mais de 320 obras de mais de 160 artistas. Em 2022, a Bienal aconteceu em formato virtual. Sob o tema Cartografia e Hibridismo do Corpo Feminino: Representação Visual e Afetiva, a 2BienalBlack exibiu cerca de 250 obras de mais de 100 artistas negros brasileiros.

Serviço:

3ª Bienal Black – Chamada Aberta

Inscrição: até 30 de agosto de 2023

Sympla: sympla.com.br/evento/3a-bienal-black/1992890

Taxa de inscrição: R$ 35,00

Regulamento: bienalblack.com.br/edital-3bb

E-mail de Contato: [email protected]

Redes sociais

Site oficial: bienalblack.com.br | Facebook: /BlackBrazilArt

Instagram: @bienalblackbrazilart | Twitter: @blackbrasilart | YouTube: /BlackBrazilArt

Créditos:

Curadoria geral: Patrícia Brito (Brasil);

Curadoria colaborativa com: Claudia Mandel Katz (Museo de las Mujeres, Costa Rica), Edwin Velázquez (Casa Silvana, Puerto Rico), Vinicius (Momentos World, Alemanha) e Julio Pereyra (Colectivo de Estudios Afrolatinoamericanos, Uruguai);

Apoio: International Association of Women’s Museums (IAWM).

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.