Hipertensão afeta 30% da população adulta brasileira; atividade física é solução

Reprodução

Redação, Desacato.info.

A hipertensão arterial ou pressão alta é uma doença crônica caracterizada pelos níveis elevados da pressão sanguínea nas artérias. De acordo com dados da Sociedade Brasileira de Hipertensão, a doença atinge 30% da população adulta brasileira. Sendo que, ao se tratar dos idosos, este índice sobe para 60% desta parcela humana.

Tendo em vista o percentual de casos existentes, a Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), por meio do Programa de Pós-Graduação em Educação Física, está buscando pessoas adultas e idosas com hipertensão para participarem de um estudo sobre a doença e seu acompanhamento com exercícios físicos.

Os participantes da pesquisa vão receber treinamento físico gratuito, supervisionado por profissionais capacitados, durante seis meses, com frequência de três vezes por semana. Além disso, os participantes receberão avaliações e exames de diversos parâmetros de saúde, também de forma gratuita. Para falar sobre este assunto, esteve no JTT-Manhã Com Dignidade, a professora, Aline Mendes Gerage. 

Segundo a profissional, o desenvolvimento da doença está ligado com os hábitos cotidianos de cada pessoa. Entre estes aspectos: alimentação, tabagismo e inatividade física. Destaca-se que a atividade física é uma das principais vias para inibir a pressão alta.

Para assistir à entrevista completa, acesse:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.