Gustavo de Lacerda, o jornalista negro de Desterro que fundou a ABI

Gustavo de Lacerda nasceu em Florianópolis, antiga Desterro, filho de Maria das Dores, mulher escravizada, tem passagem pelo exército e tem grande importância na área do jornalismo. Funda em 1908 a Associação Brasileira de Imprensa (ABI) em 7 de abril de 1908 no Rio de Janeiro. Como entra para o exército já letrado sendo filho de uma mãe escravizada? Por que durante sua vida militar é preso mais de 15 vezes? Quais seus parentescos e origem étnico-racial? Essas fazem parte de algumas das perguntas feitas pelo historiador Fábio Garcia em sua pesquisa sobre a vida de Gustavo de Lacerda. Pesquisa está que virou livro.

Para falar sobre o lançamento do livro que acontece dia 29 de novembro, às 19h, no museu histórico de Santa Catarina, Palácio Cruz e Sousa, Fábio Garcia esteve presente no JTT-Manhã Com Dignidade.

“Quando as condições de existência do operário na sociedade forem compatíveis com a equidade e a justiça, o bem-estar será comum à todos os homens”. (LACERDA, 1891).

Fábio, explica quais aspectos da vida do jornalista foram abordados no livro como forma de reverenciar o papel deste homem negra para a imprensa brasileira.

Divulgação

Para assistir à entrevista completa, acesse:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.