Grupo de São Miguel do Oeste-SC fala sobre perda de direitos e alerta para greve geral caso seja preciso

Por Claudia Weinman, para Desacato. info. 

Professores/as, em unidade com outros sindicatos, realizaram na manhã de hoje, terça-feira, dia 23 de agosto de 2016, uma panfletagem nas ruas de São Miguel do Oeste- SC. O ato acontece a nível de país, e refere-se a perda dos direitos dos/as trabalhadores/as. Junto com a panfletagem, o grupo dialogou e explicou para as pessoas sobre a perda de direitos como a licença maternidade e paternidade, questão previdenciária com a previsão de aposentadoria tardia, fim do décimo terceiro salário, entre outros direitos em risco.

DSC_0137
Grupo distribuiu materiais informativos pelo comércio de São Miguel do Oeste-SC.

Conforme uma das representantes da Coordenação do Sindicato dos Trabalhadores em Educação na Rede Pública do Ensino do Estado de Santa Catarina (Sinte), regional de São Miguel do Oeste-SC, Lorici Facchinetto, um dos assuntos que mais chama a atenção dos/as trabalhadores/as, é a questão previdenciária. “No material que estamos entregando, consta a informação de que a Presidência quer instituir a idade mínima de 65 anos para aposentadoria, igualando homens e mulheres. Hoje as mulheres se aposentam com 60 anos, e a intenção do governo é ir aumentando até a idade mínima ser de 70 anos, acabando inclusive, com as aposentadorias especiais, como de professores e trabalhadores rurais”, destacou.

Ainda no material divulgado, constam informações como: “A proposta prevê o fim dos aumentos reais das aposentarias para quem ganha salário mínimo e o fim do repasse integral da inflação para quem ganha mais de um salário mínimo”.

DSC_0136
Questão previdenciária é o que mais tem chamado a atenção das pessoas, para a perda de direitos.

Segundo Lorici, esse é um chamamento que está sendo feito, para que, a comunidade perceba que não se tratam de falsas informações e sim, de projetos de leis que estão para serem votados, alguns já passaram por essa etapa e que vão afetar a classe trabalhadora. “As pessoas precisam se informar, ficar atentas, porque estamos correndo o risco de perder tudo o que conquistamos historicamente”, enfatizou.

Uma das representantes do Sindicato dos Empregados no Comércio, de São Miguel do Oeste, Solange Terezinha Massinhani, também está contribuindo no dia de hoje com a entrega do material para a comunidade no município. “Já participei de outros atos como esse pela região e considero de suma importância. Se nós trabalhadores perdermos nossos direitos, tivermos a perda do décimo terceiro salário por exemplo, muitos comerciantes também terão que fechar as portas, pois nenhum trabalhador terá dinheiro suficiente para alimentar a família e investir seu dinheiro no comércio. Se um perder, todos perdem. Por isso, precisamos de unidade e se for necessário, nos unirmos para uma greve geral no Brasil”, finalizou.

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.