O governo de Cuba anunciou nesta terça-feira (22/10) o processo de unificação das moedas do país. Com a medida, o CUP (peso cubano) – dinheiro com o qual grande parte da população recebe salários e utiliza para serviços básicos – e o CUC (peso conversível) – moeda utilizada no câmbio e no turismo, comparada ao dólar – passarão a funcionar de forma integrada.
“Foi estipulado pelo Conselho de Ministros colocar em vigor o cronograma de execução das medidas que conduzirão à unificação monetária e cambial”, explicou uma nota oficial publicada hoje no jornal Granma.
Segundo informações da rede Telesur, o governo cubano não estabeleceu datas, enaltecendo apenas que o processo começará pela “unificação monetária para as pessoas jurídicas e físicas”. O objetivo, segundo a nota oficial, “é ter melhor mensuração da economia cubana, estimulando setores que produzem bens e serviços para exportação e de substituição de importações”.
O governo cubano esclareceu que “nenhuma medida que se adote no terreno monetário irá prejudicar as pessoas que licitamente obtenham renda” em qualquer das duas moedas. “O processo de unificação monetária respeita os princípios de que a confiança ganhada pelas pessoas que mantiveram suas economias nos bancos cubanos em CUC, outras divisas internacionais e CUP se conservará intacta”, acrescentou a nota.
Foto: EFE
Fuente: Ópera Mundi