FURB: Dissertações da Engenharia Química rendem patente com a PETROBRAS

    furb2Por Leo Laps.

    Os resultados de duas dissertações de mestrado defendidas no dia 28 de fevereiro pelo Programa de Pós-Graduação em Engenharia Química da Universidade Regional de Blumenau (FURB) serão utilizados na elaboração de pedidos de patente em parceria com a PETROBRAS. Ambos os estudos, que trabalham com simulação computacional, foram orientados pelo professor doutor Henry França Meier.

    Ele também é o coordenador do projeto de pesquisa V&VinCFD – sigla em inglês para “Desenvolvimento de Benchmarks para Verificação e Validação em Fluidodinâmica Computacional de Escoamentos Multifásicos da Indústria do Refino de Petróleo” –, com quatro anos de duração e financiado com recursos da PETROBRAS/ANP.

    “Otimização de Ciclones por Combinação de Programação Matemática Não-Linear e Técnicas de Simulação Numérica” foi o título da dissertação apresentada por Oscar Lino Sgrott Júnior. Já o mestrando Guilherme Antônio Novelletto Ricardo apresentou “Aplicação de modelo Euleriano-Lagrangeano para predição do escoamento multifásico com transferência de calor e mudança de fase”. Os dois alunos também fizeram sua graduação em Engenharia Química pela FURB, e encontraram em suas dissertações soluções para problemas de produção da PETROBRAS.

    Parcerias
    O projeto V&VinCFD faz parte de uma rede temática de estudos de refino de petróleo que conta ainda com pesquisadores da PUC-RJ, Unicamp, UFRJ, UFU e USP, financiada pela PETROBRAS/ANP. Na FURB, o foco está nos estudos de fluidodinâmica computacional (em inglês, CFD), que fazem uso de modelos matemáticos e maquetes físicas e virtuais dos equipamentos e processos usados em refinarias para desenvolver estudos de caso (benchmarks).

    O objetivo é fornecer soluções para melhorar a produtividade e a rentabilidade da indústria de refino de petróleo, estudando através de simulações numéricas os fenômenos que ocorrem nos equipamentos e processos do refino, desde os tanques de petróleo até os tanques de combustíveis e outros derivados.

    Publicação: Coordenadoria de Comunicação e Marketing

    Fonte: FURB

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.