O movimento Floripa pra Frente, que abriga diversos partidos e organizações políticas de Florianópolis, protocolou, na tarde de quinta- feira (4), na Prefeitura e na Câmara Municipal de Florianópolis propostas para quando a fase da flexibilização ou desconfinamento do distanciamento social chegar. O documento “Ciência e Política Pública para Defender a Vida” traz, ao longo das 18 páginas, 48 propostas para enfrentamento da crise econômica e sanitária provocada pela pandemia do novo coronavírus. Mas, o documento em sua introdução alerta que o mais central para que se combata a pandemia é que se mantenha o isolamento social. Como o Governo do estado acena com o retorno do transporte, que é a mais grave medida do desconfinamento, e com a anuência da Prefeitura, o que pode se dar de forma descontrolada e sem fiscalização suficiente, pela falta de servidores do setor. É por isso que a Frente propõe estas propostas de desconfinamento controlado e com parâmetros médicos, técnicos e científicos.
Dividido em cinco eixos principais, o plano aponta medidas necessárias para a flexibilização do isolamento social, defendido por epidemiologistas, pesquisadores da área da saúde, institutos de pesquisa, como a Fiocruz e Organização Mundial da Saúde (OMS), mandato do vereador Lino Peres (PT, vereadores que compõe a frente, integrantes do movimento, como a melhor forma de conter o avanço do vírus.
Condições para a flexibilização das medidas de distanciamento social; Medidas para a fase de desconfinamento ou flexibilização de distanciamento social; Saúde; Economia e Emprego; Renda e Vulnerabilidade são os pontos do documento, que alertam também sobre a fragilidade da população de baixa renda do Município, que em sua maioria vive em péssimas condições sanitárias e de habitação, o que se reflete no combate à covid-19.
O movimento seguiu todos os protocolos de segurança e o distanciamento recomendado durante a entrega do plano. Além do vereador Lino Peres, pré-candidato à Prefeitura pelo PT Florianópolis, também participaram do ato representantes do PCdoB, PDT, PSOL, PSB, REDE, UCB e UP e os vereadores Afrânio Boppré (PSOL) e Vanderlei Farias, o Lela (PDT).
Após a entrega do plano, o Floripa pra Frente realizou uma transmissão ao vivo no Facebook, para apresentar as propostas e solucionar as dúvidas da população.
#LinoPeres #FloripapraFrente #PT #PTFloripa