Florianópolis: filiadas e filiados do PSOL confirmam Elson como candidato a prefeito

    Foto: Sérgio Vignes

    Plenária deste sábado também ratificou a chapa proporcional mais ampla da história da sigla; homologação será neste domingo

    Por Roberta Kremer.

    O PSOL de Florianópolis ratificou o nome do professor Elson Pereira como candidato a prefeito em plenária virtual com a participação de mais de 150 filiadas e filiados, na tarde deste sábado (5). A homologação do resultado será realizada em convenção presencial, restrita aos membros do Diretório Municipal, às 19h, deste domingo (6), na sede do partido. A definição do candidato a vice-prefeito, caberá aos partidos que integram a Frente Popular. Também foram aprovadas as candidaturas de 27 postulantes à Câmara de Vereadores e o programa de governo.

    No encontro, Elson lembrou que a indicação é fruto de uma construção coletiva de anos de toda a legenda e da proposta de uma Florianópolis mais inclusiva e sustentável. “Quero dizer que essa candidatura à prefeitura é resultado da história e da militância de companheiras e companheiros do PSOL. Nosso partido tem a missão de desempenhar um papel histórico em 2020, que é a de transformação. Florianópolis precisa ser transformada em sua essência para termos uma cidade radicalmente democrática, socialmente justa, que seja ambientalmente preservada e estruturalmente aberta a todas as pessoas”, afirmou Elson.

    Elson alcançou 20,06% dos votos e ficou em terceiro lugar no último pleito. Escolhido para liderar a maior frente de esquerda (PSOL, PDT, PT, PCdoB, PSB, REDE, UP, PCLCP e UCB) dos últimos 24 anos na capital, tem expressiva chance de chegar ao segundo turno. Durante a plenária, o vereador Afrânio Boppré, que disputará a reeleição, ressaltou a importância de se construir a coalizão e dela ter o nome de Elson na cabeça de chapa. “A conjuntura exigiu realinhamento das forças progressistas e o professor Elson representa a grande liderança política do campo democrático.”

    O partido sairá com a chapa proporcional bem diversa e ampla, com representantes de todas as regiões e de diversos movimentos, como feminista, negro, LGBTQIA+ e agroecológico. Haverá, inclusive, candidaturas coletivas. Na plenária, o presidente do partido em Florianópolis, Leonel Camasão, anunciou que se licenciará do cargo neste domingo, após a convenção, que oficializará sua candidatura a vereador. Assumirá o cargo a coordenadora de campanha de Elson, Rebecca Neto.

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here


    This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.