Está confirmado para a próxima edição da Festa Literária Internacional de Paraty (Flip), um minitorneio de slam, com seis poetas internacionais, que faz parte da programação oficial do evento.
Competições de slam têm virado febre e reunido plateias lotadas Brasil afora. Segundo as contas da curadora do evento, Roberta Estrela D’Alva, são mais de 150 grupos, em 20 estados, todos com autores que declamam em voz alta seus textos em apresentações que recebem notas a partir não apenas da poesia declamada, mas também de sua performance no palco.
“Ter um slam durante a Flip, em uma festa literária, é mostrar que literário não é somente o que está escrito”, continua Estrela D’Alva, que assina a seleção dos nomes.
A apresentação em Paraty, no litoral fluminense, está marcada para 12 de julho, no Auditório da Praça. Serão três autores de língua portuguesa e três que falam outros
idiomas. Pieta Poeta, vencedora do Slam BR no ano passado e representante brasileira na Copa do Mundo da modalidade, que neste ano ocorreu na França, estará acompanhada do escritor e rapper Edyoung Lennon (Cabo Verde) e da portuguesa Raquel Lima.
Os representantes de língua inglesa são a americana Porsha Olayiwola e a britânica Joelle Taylor. Quem defenderá o idioma de Cervantes é o espanhol Salva Soler. “São quatro negros, temos gente gorda, magra, não binária, de diferentes continentes. Toda a diversidade está representada”, conta Estrela D’Alva.
A Flip ocorre entre 10 e 14 de julho e tem Euclides da Cunha como autor homenageado desta edição. Os ingressos da programação começaram a ser vendidos nesta segunda (3) pelo site flip.byinti.com.