O Festival Mulheres do Mundo já passou por mais de 20 países e neste ano será realizado no Rio de Janeiro. Idealizado por Jude Kelly, importante referência feminina no mundo das artes e ex-presidente de um dos maiores centros culturais da Europa, o Southbank Centre, em Londres. O evento ocorreu pela primeira vez na capital inglesa, no centenário do Dia Internacional da Mulher, em 2010.
Mulheres do Mundo é um espaço para que as mulheres celebrem suas histórias de lutas e conquistas. O encontro acontece nos dias 16 a 18 de novembro, com mais de 150 atividades gratuitas ao público, entre debates, apresentações musicais, performances e exposições.
A edição do Rio de Janeiro será a primeira na América Latina e vai reunir mulheres convidadas do Brasil e exterior. Sua realização está sendo conduzida pela Redes da Maré, em parceria com o Southbank Centre e o British Council, tendo como espaços de referência o Museu de Arte do Rio (MAR), Museu do Amanhã, Armazém 1 e Praça Mauá.
O evento acontece em quatro dimensões. Mulheres em diálogos onde acontecem as rodas de conversas e trocas de experiências por meio de sete categorias de encontros. Mulheres das Artes e Culturas, onde dezenas de apresentações culturais e artísticas nas mais diversas linguagens (shows, performances, teatro, oficinas, artes plásticas) serão realizadas. Mulheres empreendedoras será um espaço dedicado a inovações no campo da gastronomia, tecnologia, meio ambiente, moda, beleza e saúde, o chamado Mercado Delas. Na dimensão Mulheres Ativistas, campanhas e atividades de mulheres da sociedade civil serão propostas.
A estimativa é receber 30 mil pessoas nos três dias de evento. São mais 200 participantes internacionais e nacionais.
Algumas atividades terão disponibilizadas inscrições antecipadas, além de distribuição de senha no local. Toda a programação será gratuita.
Confira as participantes confirmadas aqui.