Festival de Artes para a infância tem programação gratuita entre 9 e 16 de junho em Itajaí

Programação é aberta ao público e também acontece nos feriados do Aniversário de Itajaí, em 15 de junho, e de Corpus Christi, em 16 de junho

Foto: Louis

O 5º Festinfante, festival de artes dedicado às crianças, ocorrerá entre os dias 9 e 16 de junho, nos teatros, escolas, ruas e praças de Itajaí. Aberto ao público, o evento é totalmente gratuito e reúne espetáculos teatrais, show de música, espetáculo de dança, performance, intervenção e oficinas. Entre os objetivos do Festinfante estão proporcionar aos pequenos itajaienses o acesso às artes e suas múltiplas linguagens, habitar diferentes espaços da cidade e promover acessibilidade cultural para crianças com deficiências. Os ingressos serão disponibilizados 1h antes nos locais de apresentação. As apresentações que se dão nos dias de semana, com prioridade aos agendamentos escolares, estão já com os ingressos esgotados.

Neste ano o festival tem um gosto especial: o de celebrar o retorno dos encontros presenciais, já que, na última edição, em 2020, o festival foi realizado em formato online. “O 5º Festinfante tem gosto de reencontro, tem abraço, olho no olho, tem palmas na plateia, barulho de criança descendo do ônibus, tem correria e a imensa alegria do presencial” diz Andréa Rosa, coordenadora geral e uma das curadoras do festival.

Foto: Louis

Serão 20 ações distribuídas em 15 dias de programação, começando com ações de mediação a partir do espetáculo “Papelê – uma aventura de papel” realizadas em escolas da rede municipal de Itajaí. A mediação, ação muito importante na vivência com a arte, vai proporcionar às crianças uma experiência prévia com o conteúdo da obra antes da ida ao teatro, ação que é fundamental pensando em educação e arte.

SERVIÇO:

Para o público geral, a programação do 5º Festinfante inicia na quinta-feira (9), às 15h, com a peça teatral ‘Napoleão’, do grupo Pavilhão da Magnólia (Fortaleza – CE), no Teatro Municipal de Itajaí. Na sexta-feira (10), a Téspis Cia. de Teatro (Itajaí – SC) apresenta ‘PaPeLê – uma Aventura de Papel’, às 9h, também no Teatro Municipal de Itajaí. A apresentação será acompanhada de debate (ação formativa). Já no sábado (11) e no domingo (12), às 15h, Rosa Primo (Fortaleza – CE) apresenta o espetáculo de dança ‘Iracema’ no Teatro Municipal de Itajaí.

Iniciando a semana, na segunda-feira (13), às 9h, o CEU das Artes de Itajaí será palco de ‘Cor de Quê’, produção itajaiense da MASS Produção. O espetáculo de narrativas de histórias para a infância será acompanhado de debate (ação formativa). Ainda na segunda, às 15h, a Cia Artística Cobaia Cênica (Rio do Sul – SC), apresenta ‘Miguel – o Cavalivreiro’, no Teatro Municipal de Itajaí. Já na terça-feira (14), às 15h, a Cia Circo de Bonecos (Salto – SP), apresenta ‘Circus – a Nova Tournée’ também no CEU das Artes de Itajaí, no bairro São Vicente.

No dia do aniversário de Itajaí, quarta-feira (15), a programação está repleta de atrações. Às 10h, há ‘Percursos Afetivos’, projeto de narração de histórias itinerante que irá realizar um trajeto  de bicicleta pela cidade. A ação de Cadu Cinelli (Curitiba – PR) tem público limitado (20 crianças com suas bicicletas). À tarde, 14h, na Casa da Cultura Dide Brandão, a Artefactos Bascos (Cunha – SP) propõe uma performance de criação artística coletiva com e para crianças intitulada ‘C A M P O’. A ação também conta com limitação de público (25 crianças e seus pares adultos). Encerrando o feriado, às 17h, o Teatro da Casa da Cultura Dide Brandão recebe o espetáculo ‘Canções para afastar o medo – Contos e Acalantos Latino Americanos’, da Qinti Companhia (Rio de Janeiro – RJ).

Para fechar a programação do 5º Festinfante, na quinta-feira (16), feriado de Corpus Christi, a imperdível Orquestra Modesta (São Paulo – SP) apresenta ‘Canções para Pequenos Ouvidos 2’, no Teatro Municipal de Itajaí, às 15h. Além das apresentações e ações, duas oficinas serão realizadas ao longo da programação. No sábado (11), Mauro Filho (Itajaí – SC) ministra ‘Que dança estranha é essa?’, na Sala de Dança da Casa da Cultura Dide Brandão, às 10h. Até dez crianças (acompanhadas de seus pares adultos) podem participar inscrevendo-se antecipadamente pelo e-mail [email protected]. E na terça (14), das 8h às 11h, Mari Bigio (Recife – PE) realiza a ‘Oficina de Cordel’ no CEU das Artes de Itajaí para turmas escolares já agendadas.

Para conferir a duração das ações, conferir a indicação de idade recomendada e outros detalhes, acesse o site oficial do Festinfante: www.festinfante.com.br.

O Festinfante – festival de artes para a infância é um projeto da Patavinas Culturais aprovado pela Lei de Incentivo à Cultura –  Secretaria Especial da Cultura e Ministério do Turismo – Governo Federal (Lei Rouanet, com patrocínio da Celesc e do Fort Atacadista), além da Prefeitura Municipal e Fundação Cultural de Itajaí (Lei Municipal de Incentivo à Cultura, com renúncia fiscal da APM Terminals).

HISTÓRICO:

A primeira edição do Festinfante, realizada em 2017, contou com 17 apresentações artísticas e cinco oficinas. Na segunda edição, em 2018, foram 20 atividades artísticas. Em 2019, já na sua terceira edição, o festival apresentou 19 atividades. Em 2020, o festival se aventurou pelo ambiente online, ampliando seu alcance para todo o Brasil, sendo destaque e referência nacional pela programação 100% acessível para pessoas com deficiências. Da primeira edição até aqui, o Festinfante já atingiu um público de mais de 45 mil pessoas.

Mais informações acesse: www.festinfante.com.br.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.