FAM: Vinte anos dedicados ao desenvolvimento cinematográfico

FAm 20 anosCompletando 20 anos de dedicação ao desenvolvimento da cinematografia dos países membros do Mercosul, o Florianópolis Audiovisual Mercosul – FAM, proporciona um  espaço de formação de público, difusão da produção latino-americana e regional, além da reunião de profissionais do setor.

Neste ano em que assinala a sua 20ª edição consecutiva, o FAM comemora uma história de protagonismo no fomento da cultura em Santa Catarina e no Mercosul, com o  desejo que cada vez mais pessoas façam parte desta trajetória, com suas próprias histórias, com seus olhares curiosos e críticos. “O FAM é um dos raros eventos com duas décadas de existência em continuidade no país. É o Festival mais antigo do Estado e o segundo mais antigo do sul do país”, afirma Antônio Celso dos Santos, coordenador geral do FAM.

Em 2016, foram 544 inscrições e, pela primeira vez, o FAM traz o filme vencedor do Festival Oberá en Cortos para a competição na Mostra de Curtas Mercosul. Um acordo de coperação firmado no ano passado entre o Festival realizado na Argentina e o FAM. Ao todo, 30 produções majoritárias do Brasil, Argentina, Peru, Chile, Uruguai e Colômbia foram selecionadas para as quatro mostras competitivas DOC-FAM, Mostra Curtas Catarinense, Curtas Mercosul e Mostra Infantojuvenil.


Na Mostra DOC-FAM, dedicada aos documentários, participam seis produções. Na Mostra Curtas Mercosul, 12 filmes concorrem e nas Mostras de Curtas Catarinenses e Mostra Infantojuvenil,  seis produções em cada uma delas. Completam a programação das mostras cinco filmes convidados.

Pluralidade de temas e linguagens na Mostra DOC-FAM

A Mostra DOC-FAM 2016 vai apresentar seis documentários de longa-metragem, com temas que vão do futebol, ditadura militar brasileira e música regionalista à revolução na psiquiatria e uma viagem ao Rio São Francisco e ao cotidiano de um presídio. Entre eles estão duas estreias, o argentino Zebras, de Javier Zeballos, e o brasileiro Ao Som do Chamamé, de Lucas de Barros.

Filmes de seis países em competição na Mostra Curtas Mercosul

A Mostra Curtas Mercosul deste ano terá 15 produções do Brasil, Chile, Uruguai, Colômbia, Peru e Argentina. Em competição estarão 12 filmes e três são convidados. Pela primeira vez, haverá a participação de um filme vencedor do Festival Oberá en Cortos, realizado em Misiones, Argentina, que firmou convênio com o FAM para exibições recíprocas de filmes premiados nos dois festivais. Os convidados da mostra são o documentário Quem matou Eloá?, de Lívia Perez (24 min), e os catarinenses, Rio da Madre, de Fábio Brüggemann (19 min) e A Galinha da Vizinha, de Beatriz Peixoto (29 min).

 

A diversidade da produção regional na Mostra Catarinense


Curtas-metragens produzidos em diversas regiões de Santa Catarina afirmam a produção audiovisual do estado fora da capital.  Pelo seu Circuito FAM de cinema o Festival leva os filmes premiados para as cidades do interior de Santa Catarina e  seleção da mostra deste ano provam que o potencial de produção audiovisual do estado também está fora da capital.

Estarão na Mostra Catarinense, que terá seis filmes em competição e um convidado, Clareando, de José Boita, de Chapecó. Cinco deles estreiam no FAM, O Morto, de Fabrício Porto, Deserto Verde, de Juliana Kroeger, Buracão, de Teka Simon e Camila Oliveira, Echá Pa’Lante, de Brian Ruiz, Cecília Brancher e Irene Gutierrez e A Fresta, de Luana de Amorim Machado.

Universo de adolescentes surdos em Crisálida, estreia na Infantojuvenil

Seis filmes concorrem na mostra dedicada às crianças e jovens. Também participa como convidado o piloto da série de televisão Crisálida. A ficção apresenta jovens surdos que superam as dificuldades do dia a dia em uma sociedade desenhada apenas para ouvintes. No episódio piloto, que estreia no FAM 20 anos, Rubens (Cleiton Cesar Ribeiro) vive os conflitos da adolescência num universo onde o som não existe. Acessibilidade também é tema do Painel do Fórum Audiovisual Mercosul. E pelo segundo ano consecutivo o FAM  realiza uma sessão especial no Hospital Infantil Joana de Gusmão, no dia 21 de junho, às 14 horas.

Filmes brasileiros abrem e encerram a Mostra de Longas do FAM 20 anos

Nove filmes serão exibidos na Mostra de Longas do FAM 20 anos, que abre na sexta, dia 17, com Boi Neon, filme do pernambucano Gabriel Mascaro. O festival encerra na sexta seguinte, dia 24, com dois longas brasileiros: o catarinense Angelus Novus, de Cláudia Cárdenas e Rafael Schlichting, a partir das 18h, e, depois da entrega dos prêmios das mostras competitivas, o filme da carioca Sandra Kogut, Campo Grande. A Mostra de Longas traz ainda o primeiro longa-metragem do cineasta e roteirista gaúcho José Pedro Goulart, Ponto Zero, e três filmes argentinos que serão exibidos pela primeira vez no Brasil: Paulina, de Santiago Mitre; Zanjas, de Francisco Paparella; e El Movimiento, de Benjamin Naishtat. Os outros dois longas que completam a mostra são o chileno Vida Sexual de las Plantas, de Sebastián Brahm, e o paraguaio Mangoré, por amor al arte, com roteiro e direção do chileno Luis Vera.

Campanha FAM e todos nós estimulando a arte na infância e juventude

O desafio lançado no FAM do ano passado de colorir a criatividade e imaginação das crianças e adolescentes do Hospital Infantil Joana de Gusmão, volta este ano. Durante os oito dias de Festival, iremos arrecadar lápis de cor, giz de cera, massinha de modelar, livros infantis e livros para colorir para serem doados ao Hospital.

Exposição de arte

O artista plástico Paulo Govêa convidou nove artistas plásticos que vão produzir seus trabalhos durante o FAM. Todos que circularem pelo Festival poderão acompanhar os artistas em processo de criação das telas. Os quadros produzidos serão vendidos durante o FAM e parte da renda será revertida para a CampanhaFAM e todos nós estimulando a arte na infância e juventude” para a compra de material escolar. As obras também serão expostas na Galeria de Arte Lindolf Bell, no Centro Integrado de Cultura – CIC –  de 27 de junho a 8 de julho.

Fórum Audiovisual Mercosul

O FAM 2016 também possui uma agenda específica para o Fórum Audiovisual Mercosul. Fazem parte Oficinas, Palestras, Encontros e Painéis que vão discutir temas contínuos como os “Avanços no Mercosul Audiovisual”, o encontro das Entidades que irá debater a “Conjuntura Atual do Audiovisual Brasileiro”, apresentação de estudo inédito com o  “Diagnóstico de filmes brasileiros no circuito de festivais” e pelo segundo ano será abordado o tema “Acessibilidade no cinema”.

Painel Acessibilidade Audiovisual

No dia 23 de junho, às 15h, o FAM 20 anos promove um painel sobre Acessibilidade Audiovisual, com a participação da professora da Universidade de Brasília (UnB) e audiodescritora Soraya Ferreira Alves e Sylvia Bahiense Naves, coordenadora de Gestão Estratégica da Secretaria do Audiovisual do Ministério da Cultura. Também participará do painel Alessandra da Rosa Pinho, produtora e roteirista do curta-metragem Crisálida e o doutorando da UFSC, Rodrigo Custódio da Silva, da área de linguística da língua brasileira de sinais. Na edição do ano passado, o Fórum Audiovisual do Mercosul abordou o tema pela primeira vez, com a presença de Sylva e Soraya, juntamente com dubladora e audiodescritora Márcia Caspary, de Porto Alegre, e Clarissa Agostini Pereira, audiodescritora e coordenadora do Ambiente de Acessibilidade Informacional da UFSC.

Oficinas

Três Oficinas fazem parte da programação e estão com inscrições abertas no site www.famdetodos.com.br . Os temas são:  Introdução à direção de fotografia (Marco Aurélio Ribeiro), Roteiro cinematográfico (Dani Patarra), Coprodução para séries para jovens realizadores (Luis Lomenha).  

 

Introdução à direção de fotografia

Em duas tardes do FAM, o mineiro Marco Aurélio Ribeiro vai falar sobre as noções iniciais da função de diretor de fotografia. Entre os tópicos a serem abordados na oficina estão a importância da direção de fotografia em um filme; a luz como elemento estrutural e dramático; esquemas de iluminação; princípios da cinematografia: câmeras, luz, exposição; filtros e gelatinas; e formatos e codecs de captação de imagem.
Quando: 20 e 21 de junho, das 14 às 18h30

Roteiro para cinema
A roteirista Dani Patarra, que atua na área desde 1996, vem ao FAM falar sobre desenvolvimento de roteiro cinematográfico. A oficina é voltada para interessados iniciantes em criação de roteiro para cinema, ou para quem já tem experiência mas deseja ouvir os relatos de quem roteirizou com Jorge Durán os longas-metragens Proibido Proibir (2007, melhor roteiro em Huelva) e Não se pode viver sem amor (2010, melhor roteiro em Gramado).
Quando: 20 de junho, das 14h às 18h


Coprodução audiovisual para jovens realizadores
O produtor e diretor Luis Lomenha apresenta dois dias de oficina para compartilhar sua experiência em realização audiovisual por coprodução. Luis é fundador, junto com os cineastas Fernando Meirelles e Katia Lund, com quem trabalhou no premiado Cidade de Deus, da ONG Cinema Nosso, que funciona desde 2007 na Lapa, no Rio de Janeiro, com o objetivo de desenvolver o senso crítico de crianças, adolescentes e jovens oriundos das classes populares por meio da linguagem audiovisual.
Quando: 21 e 22 de junho, das 9h30 ao meio dia

O FAM 2016 tem o patrocínio da Petrobras com apoio da Secretaria de Cultura da Universidade Federal de Santa Catarina e realização da Associação Cultural Panvision.

O Florianópolis Audiovisual Mercosul 20 anos será realizado entre os dias 17 e 24 de junho no Centro de Cultura e Eventos da Universidade Federal de Santa Catarina, em Florianópolis.

Assessoria de Comunicação do FAM 20 anos

Alissa Azambuja (48/9915.2827) / Barbara Pettres (48/9926.6429) / Dorva Rezende (48/9167.6813)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.