Experiência em ateliê e mostra “Etérea” movimentam o Instituto Collaço Paulo

Já uma tradição na agenda, a Maratona Cultural alcança em Florianópolis (SC) sua décima edição cercada de expectativa em torno de uma intensa agenda entre 22 e 24 de março que celebra o 351º aniversário da cidade no dia 23. Tudo com entrada gratuita, envolve 379 atrações espalhadas por 15 bairros e 81 espaços, entre eles o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação que integra a iniciativa com a mostra “Etérea” e a realização, neste sábado, dia 23, às 14 horas, do Sábados com Arte, uma experiência de ateliê desenvolvida pelo Núcleo Educativo coordenado por Joana Amarante e o apoio do arte educador Marcello Carpes.

Multicultural, aguardada no calendário da cidade e de Santa Catarina, a Maratona neste ano homenageia a artista plástica catarinense Eli Heil (1929-2017), em um gesto de reconhecimento ao valor de sua produção para o contexto da arte brasileira. Alguns de seus trabalhos integram a Coleção Collaço Paulo, a base do trabalho do Instituto que coloca esse acervo à disposição dos moradores do Estado para o desenvolvimento artístico-cultural.

A exposição Etérea”, que tem curadoria de Francine Goudel, propõe um passeio sobre o tema do sagrado e o devocional em diferentes contextos com peças de religiões de matrizes distintas. As obras abarcam os séculos 14 e 21, além de ampla gama de materialidades e linguagens. Em campo aberto, a mostra estimula reflexões sobre o popular o erudito, a violência, o feminismo, o decolonial; permite aproximar o medieval do contemporâneo, fazer comparações curiosas e oferece contato com trabalhos raros. Santa Catarina de Alexandria, a padroeira do Estado, aparece em cinco representações diferentes, uma ao lado da outra, facilitando um paralelo entre elas.

Leia mais: Maratona cultural gigante toma conta de Florianópolis e homenageia Eli Heil

“São João Batista e o Cordeiro”, o oratório de conchas de Xavier das Conchas, apelido de Francisco dos Santos Xavier (1739-1814), deleita o público pela beleza e raridade, pois é a única obra do artista em Santa Catarina. Natural do Rio de Janeiro, ele vive cerca de 30 anos na antiga Desterro onde teria aprendido a usar conchas, pedra, sabão, ouro e prata, materiais usados na criação datada entre o século 18 e começo do século 19. Um único livro exposto na mostra surpreende. “A Divina Comédia”, do escritor e poeta italiano Dante Alighieri (1265-1321), é uma das obras-primas da literatura universal que ajuda até hoje a compreender o mundo e a existência humana. A data de publicação do exemplar aponta 1578.

Visita mediada e atividade prática

Neste Sábados com Arte, o Núcleo Educativo realiza uma ação que tem como ponto de partida os panejamentos, um recurso adotado ao longo da história das artes visuais que envolve a representação dos tecidos em pinturas e esculturas, quer sejam de bronze ou madeira. O caimento, as dobras, as pregas e o efeito dos panos reproduzidos pelos artistas serão enfocados neste encontro que propõe reflexão e conhecimento. O programa desenvolvido pelo Instituto quer também estimular a criatividade.

No dia 23 de março, a partir das 14 horas, interessados em participar de uma experiência de ateliê em torno da mostra “Etérea” podem contar com os arte educadores Joana Amarante e Marcello Carpes. Depois da visita mediada, no Ateliê de Imersão, a partir de alguns elementos e temas presentes na exposição, eles propõem a construção de cenas e panejamentos. Usando manequins de madeira, a ideia é investigar o vestuário, as dobras e pensar sobre o cenário como uma pequena peça teatral. O resultado será através de fotografia, como o uso dos próprios celulares dos participantes. Voltada ao público a partir de sete anos, com vagas limitadas, a participação segue a ordem de chegada. Menores de 14 anos devem estar acompanhados por seus responsáveis.

Com apoio do Serviço Social da Indústria (Sesi), o apoio cultural da Corporate Park, Ibagy e Paradigma Cine Arte, e o patrocínio da Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes.

SERVIÇO

O quê: Maratona Cultural 10 Anos – Sábados com Arte: visita mediada + atividade prática

Quando: 23.3.2024, 14h

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058

Quanto: gratuito. Participação é por ordem de chegada e as vagas são limitadas

Menores de 14 anos devem estar acompanhados por seus responsáveis

O quê: exposição “Etérea”

Quando: Até 29.6.2024; seg. a sáb., 13h30 às 18h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC), tel.: (48) 3025-4058

Quanto: gratuito

Saiba Mais

www.institutocollacopaulo.com.br

@institutocollacopaulo

educativo@institutocollacopaulo.com.br

Teaser 2024 Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

https://youtu.be/DAtZgLTUJH0

Realização

Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação

Apoio

Sesi

Apoio Cultural

Corporate Park, Ibagy e Paradigma Cine Arte

Patrocínio

Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.