Agenda especial no Instituto Collaço Paulo na Maratona Cultural

Parceiro da iniciativa, o Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, se insere na vasta programação da Maratona Cultural, que celebra com arte e cultura o aniversário de 350 anos de Florianópolis. O instituto oferece uma agenda especial com três dias de visitas mediadas e oficinas práticas para aproveitar o feriado. As ações são abertas, gratuitas e com vagas limitadas – 30 pessoas podem participar, atendendo o critério da ordem de chegada. Uma a cada dia, as visitas começam sempre às 15 horas. Menores de 14 anos devem ser acompanhados por seus responsáveis e cada atividade dura em torno de uma hora.

A exposição “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis”, no Instituto Collaço Paulo, abriu na última semana e se estende até 1º de julho. A visitação gratuita ocorre de segunda a sábado, entre 13h30 e 18h30.  A mostra celebra o aniversário de Florianópolis e a produção do pintor e desenhista Martinho de Haro (1907-1985), uma expressiva representação da história da arte de Santa Catarina e do modernismo brasileiro. A conexão arte e cidade é expressiva na trajetória deste morador da Capital. A curadoria de Francine Goudel e Ylmar Corrêa Neto reúne 49 trabalhos que estimulam novas análises sobre uma criação pictórica amalgamada com Florianópolis, lugar em que o artista viveu a partir de 1942 e morreu em 1985.

Autorretrato de Martinho de Haro  

Amanhã, Joana Amarante, coordenadora do Núcleo Educativo, e a estagiária Ana Martins, realizam a ação “Flanar em Martinho de Haro/Perambular em Florianópolis”. Voltada para pessoas a partir de dez anos, a ideia é, através das pinturas, flanar nos recortes de uma cidade e costumes perdidos e em constante transformação. “Falar sobre o artista equivale a refletir sobre Florianópolis”, situam as arte educadoras que na sexta, dia 24,  realizam a atividade “Encontre o Cavaleiro Fantasma”. Nas obras de Martinho de Haro encontram-se alguns elementos persistentes e, um deles, Rodrigo de Haro (1939-2021), filho do artista, chama de “cavaleiro fantasma”. Antes de entrar na sala expositiva, os visitantes são convidados a criar esse personagem e, com ele, caminhar pelas salas, buscando-o nas telas. A visita mediada atende a partir de cinco anos.

Na última ação, sábado, dia 25, é a vez de  “Nosso Olhar sobre os Espaços que Ocupamos”.  Após a visita mediada, Joana Amarante e Ana Martins propõem um desenho em conjunto, envolvendo todos os participantes. A proposta consiste em criar cidades, adotando como material o carvão vegetal sobre um grande papel. A partir de cinco anos.

Serviço

Obra Martinho de Haro Foto: Eduardo Marques

O quê: exposição “Indivisível Substância: Martinho de Haro e Florianópolis”

Quando: até 1.7.2023, seg. a sáb., 13h30 às 18h30

Onde: Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação, rua Des. Pedro Silva, 2.568, bairro Coqueiros, Florianópolis (SC)

Quanto: gratuito 

Realização

Instituto Collaço Paulo – Centro de Arte e Educação 

Apoio Cultural

Dígitro e Ibagy

Patrocínio

Prefeitura de Florianópolis por meio da Lei Municipal de Incentivo à Cultura (modalidade doação), Fundação Cultural de Florianópolis Franklin Cascaes

SAIBA MAIS

www.institutocollacopaulo.com.br

@institutocollacopaulo

https://www.youtube.com/watch?v=xqZmf4BGhvE

[email protected]

 

CONTATO

NProduções – Néri Pedroso (48) 99911-9837/3025-4058

[email protected]

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.