Evento cultural “Livros abertos” vai distribuir 600 obras para crianças e adolescentes de escolas públicas de Itajaí

Até o mês de junho, 10 autoras itajaienses visitarão escolas da zona rural com seus livros, contações de histórias e vivências literárias

Foto: Mozara Magalhães

O evento cultural “Livros abertos: Literatura da infância à adolescência” será realizado para crianças e adolescentes de escolas públicas da zona rural itajaiense até o mês de junho. Além das 10 escolas, o Museu Etno-Arqueológico de Itajaí também será palco do evento.  Ao todo, 10 autoras e uma editora de Itajaí, além de duas convidadas de outras cidades catarinenses, participam do projeto com seus livros, que serão distribuídos entre os estudantes. Contação de histórias e vivências literárias também integram a programação.

O objetivo do “Livros Abertos” é fomentar e distribuir a literatura produzida por mulheres autoras de Itajaí, além de integrar crianças e adolescentes ao universo literário e incentivar a reflexão e o posicionamento crítico. Os bairros contemplados pelo projeto são: Itaipava, Cidade Nova, Baia, Brilhante II, Loteamento São Pedro e Portal 2 Salseiros. Uma escola da área central da cidade também recebe o evento.

“Democratizar o acesso à arte, cultura e literatura para bairros tem sido uma das principais funções do projeto cultural Livros Abertos, e ainda as crianças e adolescentes participantes conhecem as autoras catarinenses e ganham seus livros para levarem para suas casas. Acreditamos que fomentar a leitura se torna indispensável para uma sociedade mais crítica e construtiva”, comenta um dos produtores do evento, Fabricio de Carvalho.

Entre as autoras itajaienses que percorrerão as escolas com seus livros estão: Camila Gonçalves, Caroline Carvalho, Daiana Wagner, Laura Odara, Márcia d”Ávila, Mônica Longo, Pietra Garcia, Sabrina Vianna, Sandra Coelho e Silvana Maria da Rocha. De fora da cidade, a contadora de histórias, Josiane Geroldi, da Cia Conta Causos (Chapecó/SC), marca presença no Museu Etno Arqueológico, com apresentação aberta para a comunidade rural e seu entorno. Ainda participam do evento a editora Traços & Capturas, representada pela produtora Gika Voigt, além de uma das maiores pesquisadoras catarinenses da literatura infantil e juvenil, a doutora Eliane Debus (Florianópolis/SC).

“Livros abertos: Literatura da infância à adolescência” é um projeto viabilizado através da Lei de Incentivo à Cultura de Itajaí, com patrocínio da Fundação Cultural de Itajaí e Prefeitura de Itajaí, e conta com renúncia fiscal da Conexão Marítima Soluções em Logística.

Programação: 

Maio

Escola Básica de Campo Maria do Carmo Vieira (Baia)

Escola Básica Professor Martinho Gervasi (Brilhante II)

Escola Básica Judith Duarte de Oliveira (Itaipava)

Escola Básica Inês Cristofolini (Loteamento São Pedro)

Junho

Escola Profª Thereza Bezerra de Athayde (Portal 2 Salseiros)

Escola Básica Francisco Celso Mafra (Itaipava)

Museu Etno arqueológico (Itaipava)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.