EUA e Canadá estão considerando uma intervenção no Haiti, diz Blinken, secretário de Estado

Foto: Wikicommons

AFP.- O Secretário de Estado dos EUA, Antony Blinken, disse na quinta-feira que o envio de uma força de intervenção ao Haiti está em discussão e que o assunto estará na agenda na visita do Presidente Joe Biden ao Canadá.

Já faz meses que os líderes haitianos e as Nações Unidas convocaram pela primeira vez uma nova missão internacional para estabilizar a nação mais pobre do Hemisfério Ocidental, que tem sido atormentada pela violência das gangues, deteriorando a saúde pública e a instabilidade política.

“Há discussões sobre algum tipo de força multinacional das Nações Unidas”, nas quais os Estados Unidos “estão participando ativamente”, disse Blinken ao Comitê de Relações Exteriores da Câmara.

“O presidente está indo para o Canadá esta noite, e nós estaremos engajados em discussões com o governo canadense sobre o que podemos fazer junto com outros países” na CARICOM, a aliança das nações caribenhas, disse ele.

Ele reiterou que o objetivo dos Estados Unidos seria reforçar a recém-criada Polícia Nacional do Haiti, que ele disse ter “poucos recursos”.

Os EUA têm uma longa história de intervenção no Haiti, mas Biden deixou claro que está relutante em enviar tropas para o exterior e terminou a guerra no Afeganistão no início de seu mandato.

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.