Estudantes da UFSC lançam documentário sobre preservação

comunica-1

Mais de 500 espécies de animais e plantas, reunidas em uma área de 140 hectares em uma das regiões mais belas de Santa Catarina. Esse é o cenário do documentário APA – Ponta do Araçá. A produção destaca as belezas naturais e a importância ecológica da área de proteção ambiental localizada na Costa Esmeralda, município de Porto Belo. Com 218 espécies de vertebrados, 237 espécies de invertebrados e 42 espécies do ambiente marinho, a APA têm importância relevante na conservação da natureza. Das espécies que vivem lá, 14 estão ameaçadas de extinção.

    A importância de manter a área preservada fez com que a prefeitura do município criasse um Plano de Manejo, documento com medidas para conservar o ambiente e permitir o uso consciente dos recursos naturais. Os estudos na região registraram 66 novas espécies para Santa Catarina e pelo menos três novas espécies para a ciência. O documentário destaca os resultados desse estudo e mostra a rotina da população, que vive principalmente da pesca.

    O trabalho de mapeamento e a elaboração do Plano de Manejo foi realizado pela Simbiosis, empresa júnior de Biologia da UFSC. A necessidade de divulgar esse estudo e informar sobre a existência da APA resultou na produção do documentário. O curta-metragem foi produzido pela Comunica! empresa júnior de Jornalismo da UFSC e tem a direção dos estudantes Lucas Amarildo e Maria Luiza Buriham. Os quinze minutos de imagens em alta definição dão conta da riqueza natural, da beleza da região e da importância de incentivar a preservação. A elaboração desse projeto deu origem ao case empresarial “O diferencial da comunicação para se atingir resultados de excelência”. A Comunica! apresentou o trabalho no VII Prêmio FEJESC, maior evento de empresas juniores do estado e ganhou o prêmio de melhor projeto externo de Santa Catarina.

    O documentário será tranformado em DVD e exibido entre as escolas e comunidades da região. Para Maurício Graipel, um dos responsáveis pela elaboração do Plano de Manejo, os documentários são uma das ferramentas mais úteis para a divulgação científica. Através deles pode-se falar da biodiversidade, da fauna e das espécies ameaçadas que habitam a APA.

razao 

Fotos: Renata Bassani

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.