Por Jaine Fidler Rodrigues, para Desacato.Info.
Na tarde de ontem (11), assumiu o Ministério Nacional dos Povos Indígenas, Sônia Guajarara. Em seu discurso, ela afirmou que ainda na sua juventude, recebeu de sua tia Maria Santana, liderança espiritual, um colar e maracá. Ela explicou a Sônia que aqueles eram símbolos de liderança e declarou: “passo a você o poder da palavra, tudo que você tiver para falar não exite, este maracá vai ecoar e você vai ser a voz do nosso povo”.
A ministra lembra deste momento e destaca: “estou aqui com a força da ancestralidade”. O ministério, segundo ela, é de todos os povos indígenas.
Sônia, apontou vários aspectos da realidade dos povos indígenas, atualmente. E, ressaltou: “as terras indígenas como fundamentais para a preservação da biodiversidade e contenção da crise climática. O Brasil do futuro, precisa dos povos indígenas. Cada indígena vivo, representa um guardião climático da mãe terra”.
Ainda, em seu pronunciamento, assumiu a missão de sensibilizar a sociedade quanto a existência dos povos indígenas, assim como, aldear a política e reflorestar corações.