Esquerda cresce e ganha espaço dos partidos tradicionais na Espanha.

 De acordo com pesquisa divulgada hoje, IU tem atraído eleitores do PSOE, que apresenta queda histórica; PP não conseguiria formar governo sem apoio de centro-esquerda.

Cayo Lara líder da Esquerda Unida
Cayo Lara líder da Esquerda Unida

O crescimento da IU (sigla em castelhano da Esquerda Unida) e seu fortalecimento como terceira força política na Espanha foi a principal novidade em uma pesquisa de opinião eleitoral divulgada nesta quinta-feira (02/01) pelo jornal El Mundo.

O levantamento, realizado pelo instituto Sigma Dos em parceria com a publicação, mostra também queda acentuada dos dois partidos que monopolizam politicamente a Espanha nas últimas décadas: o governista PP (Partido Popular), da direita conservadora, e o PSOE (Partido Socialista Operário Espanhol), de centro-esquerda, principal bancada de oposição – o critério principal usado pela realizadora da pesquisa para determinar o desempenho é em relação à última eleição geral, disputada em 2011.

De acordo com a pesquisa, o PP somaria atualmente 33,3% dos votos, 11,3 pontos percentuais a menos do que o registrado na eleição de 2011. O resultado não é de todo ruim para os governistas, pois sua vantagem sobre a centro-esquerda seria ainda maior, O PSOE chegou ao pior nível histórico dessa avaliação (realizada desde 2003), com 24,4% de preferência, ou 8,9 pontos percentuais atrás dos rivais – na eleição de 2011, eles somaram 28,76%.

Fonte: Opera Mundi

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.