Espanha votou: partido de Rajoy perde 64 deputados e bipartidismo acaba

Participação de cidadãos na eleição cresce quase um 5%, com relação a 2011.

Redação de Desacato.info, com informações de veículos espanhóis.

Espanha votou hoje escolhendo novos deputados e a direita espanhola sofreu uma contundente derrota com relação aos resultados de 2011. Com 96% dos votos contabilizados, o Partido Popular de Mariano Rajoy perdeu com relação a 2011, 64 deputados e ficou com 122 deputados no parlamento espanhol. O PSOE, de Pedro Sánchez, também perdeu 16 mandatos.

De tal modo, o PSOE de centro-esquerda (91 deputados) e a esquerda coligada em PODEMOS (69 deputados em sua primeira disputa nacional), somados, levam a metade de bancadas no Congresso Espanhol.

O partido de Pablo Iglesias teve uma vitória estrondosa em Catalunha e obteve 350 municípios, 2 comunidades e 4 províncias: Barcelona e Tarragona (Catalunha), Guipúzcoa e Áraba (País Basco).

A ‘nova direita’, representada pelo partido Cidadãos (40 deputados), possível aliado do Partido Popular no governo, teve um desempenho muito abaixo do esperado e não consegue oferecer os deputados suficientes para que o PP tenha autonomia no comando do Congresso parlamentarista de Espanha. Ao contrário, a tendência é que seja impossível para o partido de Mariano Rajoy aprovar projetos legislativos.

O Parlamento espanhol está conformado por 350 deputados e ficará dividido em partes iguais entre direita e esquerda, respeitando os matizes dessa definição.

PODEMOS PLAZA 2

Eleitores de PODEMOS festejam resultados na Praça Reina Sofia de Madri.

Podemos catalunya 2

PODEMOS vence com coalizão em Catalunha.

Fotos da jornada da agência EFE.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.