Por Victor Farinelli.
O governo espanhol anunciou nesta quinta-feira (10) que reservará milhares de doses da vacina contra a covid-19 da CureVac que estão sendo fabricados no país, para que sejam enviadas à Palestina e utilizadas na vacinação da população do país árabe.
A chanceler espanhola Arancha González concluiu o acordo que oficializou a medida em encontro com seu colega palestino, Riyad al-Malki, na cidade de Ramala, na Cisjordânia.
A Espanha será um dos países onde a farmacêutica alemã CureVac terá linha de produção de suas vacinas contra a covid-19 (infecção causada pelo coronavírus SARS-CoV-2).
La ministra @AranchaGlezLaya y su homólogo palestino, Riad Malki, han mantenido hoy una reunión bilateral en la sede del Ministerio de Asuntos Exteriores de #Palestina. Entre otros asuntos, han abordado la #cooperación ??-?? en el marco de la #UE o el impacto del #COVID19. pic.twitter.com/eInXqbREyp
— Ministerio de Asuntos Exteriores, UE y Cooperación (@MAECgob) December 10, 2020
González acrescentou que seu governo também fará uma contribuição de 5 milhões de dólares à UNRWA (Agência das Nações Unidas de Assistência aos Refugiados Palestinos).
“Apoiaremos os esforços para reconstruir a confiança entre nossos países e dar o apoio necessário para que ambos possam superar esta pandemia”, disse a chanceler. Atualmente, a Palestina regista mais de 119 mil infecções por covid-19, e nesta quarta-feira (9) chegou a um total de mil vítimas fatais da doença.