Espaço do Comércio Justo e Solidário de Joinville comemora ampliação em evento nesta quarta-feira (4)

Foto: Divulgação

Por Assessoria/Espaço do Comércio Justo e Solidário de Joinville.

Para atender melhor seus clientes e oferecer uma variedade ainda maior de artesanatos, o Espaço do Comércio Justo e Solidário de Joinville, localizado no Shopping Cidade das Flores, foi ampliado. Para comemorar a ampliação, um evento será realizado nesta quarta-feira, dia 4 de maio. O evento é gratuito e contará com exposição de panos de pratos bordados com temas de construções e monumentos de referência cultural de Joinville, projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc.

O Espaço do Comércio Justo e Solidário de Joinville é administrado por 35 pessoas associadas, a maioria mulheres, que produzem e comercializam seus artesanatos na loja. Entre os associados, também estão indígenas Guarani de quatro aldeias da região e pessoas ligadas à Associação de Recuperação para o Trabalho Repart.

Com a ampliação da loja, produtos maiores, como peças de madeira e mosaicos, agora podem ser expostos na loja. Os novos produtos se juntam aos bordados, artigos de decoração de cozinha, filtros dos sonhos, bonecas, necessaires, entre outros. De acordo com Ana Maria Hickenbick, presidente do Espaço Espaço do Comércio Justo e Solidário de Joinville, o diferencial da loja é que os produtos são 100% artesanais. “Fazemos uma curadoria para selecionar os produtos, que são todos confeccionados pelas nossas artesãs. São peças exclusivas, com ótimo acabamento e qualidade”, garante Ana.

As artesãs confeccionam seus artesanatos em suas casas e se unem para a comercialização. É a complementação ou a única fonte de renda para muitas das artesãs. Ana Maria Hickenbick chama a atenção para o “empoderamento” e para o “empreendedorismo” das mulheres envolvidas. “A gente montou com recursos próprios. Nós compramos todos os móveis. Não teve nenhum tipo de apoio. Não teve nada disso. Montamos na cara e na coragem”, diz a presidente, ao lembrar da instalação da loja, em 2014.

Programação

O evento de comemoração do Espaço do Comércio Justo e Solidário de Joinville inicia às 16 horas, na própria loja. Antes, no entanto, haverá uma programação no andar superior do Shopping Cidade das Flores, que reunirá artesãs, alunas e convidados do poder público municipal. O evento é gratuito e aberto à população.

A partir das 14 horas, haverá um momento para troca de experiências. Valsoni Celestino, das Pastorais Sociais, foi convidado para falar sobre Economia de Francisco e Clara. Rodolfo de Ramos, presidente do Sindicato dos Metalúrgicos de Joinville, falará da experiência do Programa Integrar para Desempregados. Por fim, haverá uma palestra sobre experiências de cooperação, com o professor Valmor Schiochet, ex-diretor da Secretaria Nacional de Economia Solidária.

A partir das 15 horas, a ideia é que o público presente faça questionamentos e também compartilhem suas experiências.

Às 15h45, haverá um desfile de camisetas tingidas em tie bye e bordadas por alunas que participaram de um curso gratuito oferecido pela associação em diferentes comunidades de Joinville, projeto contemplado pela Lei Aldir Blanc.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.