Equador – 2º Turno das Eleições 2025. Trump receberá o presidente do Equador em Mar-a-Lago.

Noboa busca a reeleição para um mandato completo (2025-2029) contra a candidata do Movimento Revolução Cidadã, Luisa González.

Imagem: Al Día

Washington, 29 de março (Prensa Latina)

O presidente dos EUA, Donald Trump, se reunirá hoje com seu colega equatoriano, Daniel Noboa, em Mar-a-Lago, Flórida, onde segurança, migração e relações bilaterais devem estar no centro da agenda.

Segundo a mídia local, a segurança é uma das questões que receberá maior ênfase, pois é uma das maiores preocupações dos equatorianos, que são atormentados pelos altos níveis de violência do país.

O presidente anunciou que solicitará tratamento justo em questões comerciais e pedirá a Trump que designe grupos do crime organizado como terroristas, uma medida que ele já tomou no início do ano passado no Equador.

Quito e Washington também mantêm acordos de cooperação militar marítima contra o narcotráfico desde 2023.

Acompanhado por vários membros de seu gabinete, incluindo a ministra das Relações Exteriores Gabriela Sommerfeld, Noboa visitará as cidades de Miami (onde nasceu em 1987) e Fort Lauderdale, no estado do sul.

A viagem do presidente do país sul-americano acontece em meio à campanha eleitoral para o segundo turno das eleições de 13 de abril. Noboa busca a reeleição para um mandato completo (2025-2029) contra a candidata do Movimento Revolução Cidadã, Luisa González.

Cerca de 13 milhões de equatorianos estão aptos a votar, e quem vencer tomará posse em 24 de maio.

No primeiro turno, em 9 de fevereiro, ao contrário das pesquisas oficiais que previam a vitória de Noboa, os dois concorrentes terminaram empatados. O atual ocupante do Palácio Carondelet obteve 44,17% dos votos, e González, 44%.

Tradução e revisão: Redação Portal Desacato

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.