Entrevista: empresas de Florianópolis trocam funcionários de seus cargos para não pagar Piso Nacional de Enfermagem

Reprodução

Redação, Desacato.info. 

Na manhã desta quarta-feira (10), o vice-presidente do Sindsaúde/SC, Nereu Sandro Espezim esteve no JTT, para falar sobre o requerimento encaminhado ao Ministério Público do Trabalho (MPT), qual denuncia empresas da Grande Florianópolis que estão trocando cargos de seus funcionários que seriam contemplados com o Piso Nacional da Enfermagem. A troca da função na Carteira de Trabalho de “Técnico de Enfermagem” para “Coletador” ou “Técnico de patologia clínica”, por exemplo, visa desobrigar a empresa do cumprimento do Piso da Enfermagem, que está tramitando ao nível federal, com grande perspectiva de implementação.

https://www.instagram.com/p/CrOTmPUM-Qh/?utm_source=ig_web_copy_link&igshid=MzRlODBiNWFlZA==

A troca sem o consentimento do funcionário caracteriza uma violação trabalhista de alteração unilateral do contrato de trabalho. No momento da contratação destes funcionários foi exigido como requisito a formação técnica em enfermagem, que não condiz com a alteração realizada pela empresa.

O novo piso salarial da enfermagem foi assinado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) na terça-feira, dia 18 de abril. Após anos de debate e luta, a aprovação foi conquistada. “Agora, estamos aguardando a sanção presencial, até no máximo dia 18 de maio”, explica.

Para assistir à entrevista completa, acesse:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.