Projeto premiado pelo Edital Elisabete Anderle propõe aproximações entre Florianópolis e Joinville
Um grupo de renomados artistas da Capital aloja-se na maior cidade de Santa Catarina para desenvolver uma produção artística de difícil descrição.
“Casa”, proposta que integra artes visuais e performances, está legitimada pelo Prêmio Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura 2013, da Fundação Catarinense de Cultura. Depois da primeira edição realizada em Florianópolis, em 2010, agora a artista Lucila Vilela e seus convidados ocuparão, entre os dias 8 e 18 de outubro, uma moradia do bairro América, em Joinville. A ideia é trabalhar cada cômodo da casa com vídeo-objetos artísticos e performances. Gratuita, na visitação o público poderá circular livremente em todos os ambientes apreciando as performances de Robinson Soletti, Bia Vilela, Diana Gilardenghi, Diogo de Haro e Bárbara Biscaro.
Paulista, a artista e pesquisadora Lucila Vilela nasceu em 1978 e vive em Florianópolis desde 1994. Formada em artes plásticas pela Universidade do Estado de Santa Catarina, com mestrado em história da arte, pela Universidade de Barcelona, ela escolhe uma moradia familiar, habitada, para abrigar seu projeto artístico. A condição é que os proprietários saiam durante o período da mostra, mantendo alguns móveis e objetos previamente escolhidos para incluir na exposição.
A “Casa” requer preparação com reparos, melhorias e alterações espaciais. Os eletrodomésticos e vídeo-objetos instalados compõem os trabalhos dos performers criados a partir de jogos de improvisação. Em cada ambiente, são realizadas ações inusitadas e situações inesperadas. Tanto as performances como os vídeos tem duração contínua, os sons e as imagens são exibidos de acordo com as atividades comuns do cotidiano de uma habitação familiar. Híbrida, a casa se transforma.
“É ver a casa como obra, em sua totalidade, e não apenas como um espaço de exposição. Os visitantes podem circular livremente nesse ambiente onde quase nada é estático”, diz Lucila. O público entra e pode ficar à vontade, acompanhar tudo de perto, dentro do horário, de quarta a sábado, das 20h às 24h e domingo, das 11h às 15h. Todos são bem-vindos.
Realização do governo do Estado de Santa Catarina, Fundação Catarinense de Cultura, Secretaria de Turismo, Cultura e Esporte, por meio do edital Elisabete Anderle de Estímulo à Cultura, o projeto conta com o apoio da Essen Vinhos.
Equipe técnica
Artista visual (realização/coordenação/direção): Lucila Vilela
Produção: Crica Gadotti
Assessoria de imprensa: Néri Pedroso e Paloma Brum (assistente de comunicação)
Coordenador de montagem: Robison Soletti
Planta baixa e concepção de luz: Marcelo Schroeder
Parceria de realização dos vídeo-objetos: Roberto Freitas
Responsável técnico dos vídeo-objetos: Giorgio Filomeno
Projeto Gráfico: Zé Antônio Lacerda
Webdesigner: Christina Grammatikopoulou (Revista Digital Interartive: interartive.org)
Fotografia: Cristiano Prim
Filmagem: Alan Langdon
Figurinista: Ivi Carvalho
Performers:
Bia Vilela (bailarina da cozinha)
Diana Gilardenghi (bailarina do quarto)
Diogo de Haro (músico da sala)
Bárbara Biscaro (atriz/cantora da lavanderia)
Robison Soletti (ator circense do jardim)
Serviço
O quê: “Casa”
Quando: 8/10 a 18/10/2014, quarta a sábado, 20h às 24h; domingo, 11h às 15h.
Onde: Rua Presidente Castelo Branco, 128, bairro América, Joinville
Quanto: Gratuito
Quer saber um pouco mais sobre a casa?
Casa
Facebook
Performance
Performance 2
Ficou interessado no Projeto?
Então aproveita e confere a Critica de Fernando Boppré na seção Leitura Critica aqui do portal.
Continue com a gente de olho na cultura!