Em São Miguel do Oeste-SC, Fascistas defecam em frente ao altar da Cripta enquanto o povo faz luta em defesa dos pobres

Por Claudia Weinman, para Desacato. Info.

Na tarde deste sábado, dia 14, a reportagem do Portal Desacato foi solicitada para acompanhar um fato ocorrido na Cripta da Igreja Matriz São Miguel Arcanjo, em São Miguel do Oeste- SC. Segundo a Faxineira da Mitra Diocesana de Chapecó, que atua na Paróquia do município, Ivanir Julieta Simoni Menegotto, 53anos, ela foi chamada por uma Ministra da Palavra, para fazer a limpeza em frente ao altar, em razão de que alguma pessoa, ainda não identificada, teria defecado no local.

Imagem1

A polícia foi acionada para registrar o caso. Em conversa com um dos policiais, o Portal Desacato foi informado de que o fato era inusitado e a polícia registraria o caso mas não tomaria nenhuma medida sobre o acontecido, devido ao local não possuir câmeras de videomonitoramento ou, o depoimento de alguma testemunha que tivesse percebido a ação.

“Ação é entendida como uma afronta à homilia do Padre Reneu Zortea”

Ivanir Julieta Simoni Menegotto, entende que a ação foi realizada em protesto à homilia feita pelo Padre Reneu Zortea, no último domingo, dia 08, na Igreja Matriz do município, momento em que o Pároco colocou-se em defesa dos pobres e reforçou que às comunidades precisam se mobilizar para defender a vida e a dignidade humana, especialmente nesse momento histórico onde a Democracia sofre um grande golpe.

Segundo ela, o fato de alguém defecar em frente ao altar, um lugar considerado sagrado e santo, não é apenas uma resposta ao Pároco, mas fere toda a comunidade cristã migueloestina e o trabalho historicamente realizado pelas pastorais sociais. “Isso é uma afronta à todas as pessoas que usam o espaço da Igreja para pedir alguma benção, para pedir ajuda nesse momento que o Brasil vive. Estou muito abalada pois tive que fazer a limpeza do local e acredito que essa não é uma tarefa para eu realizar”, indignou-se.

Ivanir acredita que quando uma pessoa discorda de algum posicionamento ou ação, deve agir com sabedoria, respeito e diálogo. “Isso que fizeram é falta de respeito, seja lá qual foi o motivo. Eu não mereço ter que limpar a irresponsabilidade e a falta de ética dos outros, sou classe trabalhadora e repudio isso. Nesses meus três anos de trabalho aqui, nunca presenciei uma situação dessas, pois a Igreja para mim significa espaço de luta, de abrir os olhos para a sociedade em defesa do povo excluído e trabalhador”.

 Os Fascistas Fedem, enquanto o povo se organiza e faz luta

O fato de alguém defecar em frente ao altar da Cripta da Igreja Matriz de São Miguel do Oeste, é um elemento simbólico ao Sacro, também à luta popular, diante da semana inquietante que o município passou e ainda vive.  A Imprensa local, movida pelo sensacionalismo e informações distorcidas, divulgou pela metade a homilia do Padre Reneu Zortea, onde ele reafirmou que no contexto em que o Brasil vive, a causa pelos empobrecidos e explorados da sociedade precisa prevalecer e ser fortalecida.

Zortea contextualizou a luta permanente em defesa dos povos indígenas, dos caboclos, das mulheres que têm sido atacadas com comentários machistas e preconceituosos por políticos que compõe a Câmara dos Deputados em Brasília, e em resposta, foi fortemente atacado pelo Vereador de São Miguel do Oeste- SC, Raul Gransotto (PSDB), que divulgou uma moção de repúdio, a qual, pretende evidenciar durante a próxima sessão na Câmara de Vereadores, que acontece na semana que vem. O Vereador também afirmou em sua página no facebook “JA TIREI UM COMUNISTA DESSA IGREJA, NÃO CUSTA TIRAR OUTRO”.

htyr
Mensagem retirada da página do facebook do Vereador

“Fascistas defecam dentro da Igreja, deixando a entender que cada um\a, contribui com o que tem de melhor”.

Neste cenário onde a Democracia tem sofrido um grande golpe e a Classe Trabalhadora Explorada sente profundamente os impactos de uma crise do Capitalismo, compreende-se que em São Miguel do Oeste- SC, enquanto às organizações populares, pastorais e movimentos sociais organizam-se para fazer luta, transformação, conquistar direitos, repudiar os ataques à Democracia, os Fascistas seguem defecando dentro da Igreja, deixando a entender que cada um\a, contribui com o que tem de melhor. E assim, o povo segue a luta, mesmo sabendo que ao “falar a verdade põe-se em risco às pessoas que se ama”. Põe em risco a própria vida e privacidade. No entanto, neste golpe que o Brasil vive, a classe trabalhadora excluída precisa seguir organizando-se nas bases para vencer o grande “Demônio”, que é o Capitalismo, que são os corruptos, os sócios do poder, esses, que desejam silenciar os povos e aniquilar com todas às formas de resistência que mostram-se vivas neste cenário.

 

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.