Editorial

19 de novembro de 2013.

A eleição nacional que acontecerá em Honduras neste domingo, 24 de novembro de 2013, tem um espaço especial nos sentimentos de muitos jornalistas e trabalhadores de Florianópolis. Podemos avaliar sua importância desde a perspectiva do seu valor histórico e político em território hondurenho, e também desde a aproximação dos nossos povos latino-americanos e caribenhos, que no caso de Honduras, e a poucos dias do Golpe, motivou o jornalista Celso Martins a criar um blog que se chamou Honduras é logo ali!

Foi em Florianópolis, que graças à mobilização do Sindicato de Jornalistas, deste Portal e da Revista Pobres & Nojentas se fez a primeira manifestação no Brasil contra o Golpe de Estado sangrento cujas consequências sofre ainda o Povo Hondurenho. Também, foi à capital catarinense que chegaram primeiro, no mundo todo, para contar a experiência golpista, os jornalistas hondurenhos.

Do ponto de vista macrorregional é uma eleição fundamental. Dar o troco estratégico ao imperialismo norte-americano e europeu exige uma vitória no terreno eleitoral das forças aglutinadas do mesmíssimo dia do golpe, na Frente de Nacional de Resistência Popular que, com o acúmulo dessa luta, veio construir o partido LIBRE.

Este partido, liderado pela esposa do derrocado presidente Zelaya, tem duas responsabilidades determinantes: representar os anseios de setores heterogêneos da sociedade, brutalmente atingidos pela violência cívico-militar e paramilitar instalada em Honduras desde 2009 e, retornar Honduras ao convívio de nações progressistas, que poderão ter, com a vitória de Xiomara, um ponto de afirmação mais importante ainda que com a vitória dos setores progressistas integrados à Nova Maioria no Chile.

Honduras, pátria de Morazán, poderá escrever um capítulo importante para a integração da Nossa América e para avançar no caminho da independência definitiva. A possível vitória de LIBRE e Xiomara Castro é uma demanda dos povos em estado de libertação.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.