Economia criativa: novas possibilidades?

Redação

Na última segunda-feira (18) ocorreu a primeira aula do curso sobre economia criativa, para falar sobre o tema conversamos com o ministrante e idealizador do projeto, Michel França. O projeto foi desenvolvido com apoio da Lei Aldir Blanc, nas aulas além do conteúdo teórico sobre o que é a economia criativa terá o desenvolvimento de um projeto e submissão para edital específico.

Mas o que é a Economia Criativa? Michel explica que é “um conjunto de negócios baseado no capital intelectual, cultural e na criatividade que gera valor econômico”. Os eixos da economia criativa são: patrimônio, arte, mídia e criação funcional. De acordo com o mapeamento de 2016 da indústria criativa no Brasil, o PIB criativo estimado dentro do PIB brasileiro foi de 2,64% em 2015. É  uma economia que gera muitos recursos.

Com a melhora em relação a pandemia de Covid-19 e a retomada dos shows e atividades culturais, há um aumento da economia cultural como um todo. Porém, estamos vivendo um momento político difícil para a cultura no nosso país, de destruição das políticas públicas voltadas para cultura e falta de incentivo, em especial à nível federal. Isso barra o desenvolvimento de projetos ligados à economia criativa.

Saiba mais assistindo a entrevista completa no link abaixo:

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.