Economia Criativa: Curso de capacitação gratuito traz como objetivo fortalecer o setor e oportunizar a construção do conhecimento para profissionais de SC

Foto: divulgação

Por Camila Almeida/Girassol Cultural

A economia criativa é um dos setores que mais cresce na economia global, segundo dados avaliados pela Organização das Nações Unidas (ONU), trazendo um poder transformador na geração de emprego e renda. Estima-se que representa entre 1,2% e 2% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro e aproximadamente 2% da mão de obra e 2,5% da massa salarial formal. O setor enfrenta agora a maior crise desde que o termo se popularizou, no ano 2000. Com os reflexos trazidos pela pandemia, artistas, produtores, técnicos, além de inúmeros profissionais com diferentes funções dentro da área, se deparam com os desafios para reerguer o setor.

É pensando nesse contexto, oportunizando a capacitação para esse novo momento na economia criativa, e criação de uma rede de profissionais que possam se fortalecer em ações e projetos, que o produtor cultural Michel França, desenvolve neste mês, entre os dias 18 e 27 de abril a oficina “Capacitação em Economia Criativa com foco em elaboração de projetos culturais”.

O projeto tem como objetivo atualizar conhecimentos, oportunizar a profissionalização, além de fomentar e fortalecer, tanto os profissionais já ativos na área, quanto pessoas interessadas em tornarem-se um empreendedor criativo. O intuito é ensinar e trocar experiências sobre o passo a passo para o desenvolvimento de projetos culturais, desde a pré-produção, o desenvolvimento e o financiamento dessas ações.

Contemplado pela Lei Aldir Blanc, através da Fundação Catarinense de Cultura, o projeto acontecerá de maneira gratuita e de forma online – facilitando o acesso de pessoas de todo o Estado. Serão disponibilizadas 100 vagas, e os participantes que concluírem as atividades receberão certificação.

Michel França, ministrante e idealizador do projeto, está à frente da MAF Economia Criativa de Florianópolis, responsável pela gestão cultural, produção e captação de recursos no setor, e vem se destacando no cenário cultural nacional e internacional, trabalhando com profissionais renomados dentro da cadeia produtiva. Formado em Ciências Sociais, pela Universidade Federal de Santa Catarina – UFSC, com especialização em elaboração de projetos culturais pela Fundação Getúlio Vargas – FGV, atua como empreendedor criativo, desenvolvendo projetos culturais, artísticos e de inovação, da pré-produção à pós-produção. Especializado na elaboração, produção executiva e gestão cultural de projetos e captação de recursos via editais públicos, privados e leis de incentivo à cultura. Destacando-se principalmente no desenvolvimento de projetos vinculados à música, artes visuais, literatura e patrimônio cultural.

“O setor está enfraquecido, acreditamos que essa troca de experiências é imprescindível para nos prepararmos para esse novo momento difícil, mas que precisamos passar para recuperar um setor que está em crise. Penso que a melhor maneira de estar pronto e ativo para isso é estudando, adquirindo conhecimentos que farão diferença na prática. Além disso, conhecer outros profissionais da área, gerando uma rede de fortalecimento e trocas”, explica França.

O curso acontecerá em quatro encontros, online, nos dias 18, 20, 25 e 27/04, das 19h às 21h, totalizando 8h/aula. Serão abordadas questões técnicas e práticas, a partir de 3 eixos: economia criativa e arranjos produtivos; leis, editais e captação de recursos; elaboração, gestão, produção e prestação de contas de projetos culturais.

As inscrições podem ser feitas até 17 de abril através do link https://www.sympla.com.br/capacitacao-em-economia-criativa-com-foco-em-elaboracao-de-projetos-culturais__1532958

 

 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.