Distribuído pela Vitrine Filmes, o filme, que será exibido no Festival de Brasília, é um retrato do Congresso Nacional durante o processo de impeachment. “EXCELENTÍSSIMOS”, de Douglas Duarte, acaba de ganhar trailer oficial, o longa será exibido no Festival de Cinema Brasília nesse domingo e estreia no circuito comercial dia 22 de novembro. O filme acompanha o processo de impeachment da ex-presidenta Dilma Rousseff e o dia a dia do poder legislativo no Congresso Nacional.
Evidenciando a polarização política entre os partidos PT, PSDB e PMDB. O processo, que se inicia no fim das eleições de 2014 e dura até o afastamento da presidenta no dia 31 de agosto de 2016, marcou a história do Brasil. “EXCELENTÍSSIMOS” capta as manifestações populares contra o golpe, além de símbolos caricatos do decorrer dos trâmites políticos, como o “Pato da FIESP”, e personagens polêmicos, como Jair Bolsonaro, Eduardo Cunha e Marco Feliciano, além de deputados menos conhecidos, como Carlos Marun, Silvio Costa, Bruno Araújo, Carlos Sampaio, que tocaram o processo de impeachment.
SINOPSE
EXCELENTÍSSIMOS é um registro a quente dos fatos, personagens e articulações por trás da maior crise política do país desde a redemocratização. Gravado dentro do Congresso ao longo dos meses em que corria o impeachment, o filme retrata quem, como e porque se derruba uma presidente.
FICHA TÉCNICA
Direção: Douglas Duarte
Produção: Douglas Duarte e Julia Murat
Produtora: Esquina Filmes
Coprodução: Curta!
Roteirista: Douglas Duarte
Trilha sonora: Ricardo Cutz e Douglas Duarte
Distribuidora: Vitrine Filmes
Tipo/Gênero: Documentário
Minutagem: 152 min
Classificação indicativa: Livre
Ano de produção: 2018
SOBRE O DIRETOR
Douglas Duarte é cineasta, roteirista e produtor. Dirigiu os longas Personal Che (2007), Sete Visitas (2015) e Excelentíssimos (2018), além do média Os Sem-Lula (2012) e dezenas de programas para TV e novas mídias veiculados em canais como GNT, TV Brasil, NHK, BBC, entre outros. Produziu PERSONAL CHE e EXCELENTÍSSIMOS, além do longa Operações De Garantia Da Lei E Da Ordem (Julia Murat, 2017) e CHÃO (Camila Freitas, 2019). Foi também criador do Canal Tomada.Tv. Seu primeiro roteiro de ficção, A Pílula, foi selecionado para o Script Station da Berlinale.
SOBRE A ESQUINA FILMES
Logo que criada por Julia Murat em 2012, Esquina Filmes produziu o longa documentário Satélites (Semana dos Realizadores, 2013) e foi produtora associada do filme A vida privada dos hipopótamos, de Matias Mariani e Maíra Bu?hler, que estreou na competição do Festival Internacional de FidMarseille e esteve na competição do Festival do Rio, ambos em 2014. Em 2017 a Esquina lançou o segundo longa metragem de ficção de Julia Murat, Pendular, coproduzido com França e Argentina e vencedor de dois prêmios FIPRESCI, no Festival de Berlim e no Festival Internacional de Cinema do Uruguai. Ainda em 2017 produziu o documentário “ Operações de Garantia da Lei e da Ordem” (2017), que participou de Festivais como Mostra de Brasília, Semana do Organizadores, Festival de Tiradentes.
Atualmente Esquina Filmes, está lançando o longa de ficção As Herdeiras, uma co-produção com Paraguai e direção de Marcelo Martinesi (Silver Bear melhor direção, melhor atriz e prêmio Fipresci no festival de Berlim, melhor filme, prêmio da crítica e prêmio de público em Gramado) e o documentário “ Excelentíssimos”, de Douglas Duarte, no festival de Brasilia.
SOBRE A VITRINE FILMES
Em oito anos, a Vitrine Filmes distribuiu mais de 120 filmes. Entre seus maiores sucessos estão “Aquarius” e “O Som ao Redor”, de Kleber Mendonça Filho, “Hoje Eu Quero Voltar Sozinho”, de Daniel Ribeiro e o americano “Frances Ha”, dirigido por Noah Baumbach, indicado ao Globo de Ouro em 2014.
Em 2017, a Vitrine lançou “O Filme da Minha Vida”, terceiro longa como diretor de Selton Mello, e
“Divinas Divas”, dirigido por Leandra Leal, o documentário mais visto no ano.
Alguns dos mais importantes lançamentos deste ano da Vitrine foram “Paraíso Perdido”, de Monique Gardenberg, “O Processo”, de Maria Augusta Ramos, que já está entre os 10 documentários mais vistos da história do cinema nacional e “Benzinho”, dirigido por Gustavo Pizzi e protagonizado por Karine Teles, exibido no Festival de Sundance.