Dilma se reúne com governadores para acelerar Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia

A presidenta Dilma Rousseff se reuniu nesta terça-feira (8), no Palácio do Planalto, com governadores de estado para tratar das ações do Plano Nacional de Enfrentamento à Microcefalia. As medidas mais urgentes estão centradas no combate aos focos do mosquito transmissor, o aedes aegypti, e na proteção de mulheres em período fértil e gestantes, sobretudo nos três primeiros meses de gestação.

“A microcefalia é um drama muito sério e temos que combatê-la com todas as forças. Para isso, a presidenta Dilma convocou todos os governadores e colocou à disposição o Exército Nacional, a Defesa Civil, os agentes comunitários de saúde e os agentes de combate às endemias. Toda a sociedade brasileira precisa ser mobilizada”, afirmou o ministro da Saúde, Marcelo Castro, após o encontro.

988999-08122015_fpz__8906

Castro: governo atuará com o Exército, Defesa Civil, agentes comunitários de saúde e agentes de combate a endemias. Foi também foi montado um centro de controle e avaliação de todas as ações do plano. Fabio Rodrigues Pozzebom/ABr

Segundo Castro, foi montado no Ministério de Integração Nacional um centro de controle e avaliação de todas as ações do plano. Além disso, será montados um centro regional em cada estado, que será integrado a Brasília. “O governo fará tudo para combater esse problema tão grave que o Brasil está passando”, disse.

A maior proliferação do mosquito ocorre entre os meses de fevereiro, por isso o ministro ressaltou necessidade de acelerar o plano de enfrentamento. “Temos que fazer um trabalho urgente, visitando todas as casas e destruindo os criadouros de mosquito. É qualquer água acumulada”, disse Castro.

O ministro informou ainda que, até o momento, foram registrados 1.761 casos suspeitos de microcefalia, em 422 municípios de 14 unidades da federação. O estado de Pernambuco registrou o maior número de casos (804). Em seguida estão os estados da Paraíba (316) e Bahia (180).

Fonte: Blog do Planalto (Imagem, vídeo e texto)

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.