Desacato não vai aonde vai a imprensa tradicional. Nossa cobertura está focada no bairro, lá onde as e os trabalhadores constroem seus sonhos. Desde esses lugares, Jana Machado, Manuela Campagna e Yuri Brah (foto de capa e imagens) vão nos oferecendo o 2º turno das eleições no país irmão.
Com a última participação ao vivo do Uruguai, ao menos por hoje, fechamos a nossa tarefa dominical.
Voltamos amanhã com o retorno da nossa Diretora Geral, Tali Feld Gleiser, que voltou de Havana e já está na linda Rca. Dominicana.
Beijo a todas e todos, obrigado pela companhia. Tchau.
Raul Fitipaldi
Os canais de televisão oscilam entre empate total e empate técnico, com não mais de 3 pontos de distância. As mais conhecidas erraram até agora.
Fecharam as mesas eleitorais e agora se procede a iniciar a anulação do material inválido de cada mesa para depois iniciar a contagem dos votos.
Jana Machado conversa na região de Plaza Lafone, berço inicial das greves dos trabalhadores e trabalhadoras uruguaias nas lutas dos frigoríficos, com Noemí Apostoloff, irmã de Lourdes Apostoloff, desaparecida pela ditadura uruguaia.
Na conversa, derrotas e resistências da Classe Trabalhadora contra a ditadura.
Ao vivo na Avenida Carlos María Ramírez, entre o Cerro e o Prado, o povo buzina e agita as bandeiras da Frente Ampla.
Jana Machado entrevista lideranças de bairro que querem a continuidade do governo frentista contra as tentativas da direita e os grupos militares.
Desacato percorre um bairro icônico de Montevidéu, escutando figuras populares que participaram das grandes mobilizações contra a ditadura.
Jana Machado entrevista o povo expectante pelos resultados da eleição desta jornada.
Entrevista a Dona Aurora, ex-presa política e sua família, no bairro operário La Teja.
Pouco antes do meio-dia, Jana Machado, Manuela Campagna e Yuri Brah começaram de forma muito bem humorada a cobertura do dia. Onde? Na linda e histórica Plaza Independência.
Foram 30 horas de viagem e uma parada estratégica para entrevistar o presidente da Frente Ampla no departamento de Treinta y Tres, a 200 km de Montevidéu. Com a equipe, Heber Bismar, que com Daniel Birriel, todos do Comitê da Frente Ampla em Santa Catarina, estão dando infraestrutura à equipe de Desacato.info
No site “Ví o Mundo” há uma denúncia de que o esquema de Whatsap que beneficiou o miliciano no Brasil está sendo usado para ameaçar em massa eleitores no Uruguai. Fato gravíssimo e sobre o qual o portal “Desacato” poderia desenvolver uma reportagem. Deixo a sugestão para vocês.
Procede a informação. Agradecemos a dica. Abraços