A deputada Carla Ayres (PT) é uma das representantes brasileiras no P20, Encontro de Mulheres Parlamentares do G20 (grupo que reúne as 20 maiores economias do mundo). O evento teve início nesta segunda-feira (1º) e se encerra amanhã (2), na cidade de Maceió, capital de Alagoas. Neste ano, o P20 tem como tema a promoção da justiça climática, o desenvolvimento sustentável e o combate às desigualdades.
A participação de Carla Ayres no Encontro de Mulheres Parlamentares do G20 ganha importância pelo envolvimento histórico da parlamentar nas discussões de gênero em Santa Catarina e no Brasil. Enquanto vereadora, Carla foi presidenta da Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher e da Promoção da Igualdade de Gênero, da Câmara Municipal de Florianópolis, além de ter sido escolhida como primeira procuradora especial da mulher no Legislativo municipal.
O P20 é um grupo de engajamento do G20 que fortalece a colaboração global para garantir a aplicação dos acordos internacionais, uma vez que tem papel importante na orientação dos governos do bloco. Além de Carla Ayres, outras parlamentares também marcam presença no evento como Maria do Rosário (PT-RS), segunda-secretária da Mesa Diretora Câmara, a coordenadora-geral da Bancada Feminina da Câmara Federal, Benedita da Silva (PT-RJ), Jack Rocha (PT-ES), coordenadora da Bancada Feminina do PT, as deputadas Carol Dartora (PT-PR), Ana Pimentel (PT-MG), e Reginete Bispo (PT-RS).
Quatro organismos internacionais – União Europeia, ONU, ONU Mulheres e Mercosul – e 26 países irão enviar delegação para a 1ª Reunião de Mulheres Parlamentares do P20. Ao todo, estão confirmadas 171 mulheres deputadas e senadoras. Dos países-membros do G20 participam a Alemanha, Arábia Saudita, Argentina, Brasil, China, Estados Unidos, Índia, Indonésia, Itália, México, Reino Unido, República da Coreia e Rússia. Dos países convidados vem Angola, Espanha, Nigéria, Noruega e Portugal. Dentre os países de língua portuguesa que também confirmaram presença estão Cabo Verde, Guiné-Bissau, Guiné Equatorial, Moçambique, São Tomé e Príncipe, Timor-Leste e do Mercosul são Bolívia e Paraguai.
*Com informações do Portal G20 Brasil