Buenos Aires, 13 set (Prensa Latina).
A homenagem insere-se nas atividades organizadas no âmbito das Jornadas de Solidariedade com a ilha, convocadas no âmbito das ações de fortalecimento dos laços históricos, culturais e de amizade.
Além disso, acontece no 50º aniversário do restabelecimento das relações diplomáticas entre os dois países e um mês após o 56º aniversário da morte de Guevara, símbolo da luta e dos laços entre os dois povos.
Organizada pelo Centro de Estudos e Formação Marxista Héctor P. Agosti (Cefma), Coordenador regional do Movimento Más Cuba e pelo Observatório de Relações Internacionais da Fundação Victoria, a Conferência inclui conferências, eventos culturais e intercâmbios em vários locais das Missões.
Na véspera, foi realizada uma discussão sobre o exemplo de Cuba e a solidariedade internacional na Faculdade de Ciências Humanas e Sociais da Universidade Nacional de Misiones, com intervenções do embaixador da ilha, Prada, e do diretor do Cefma, Marcelo Rodríguez.
Também estiveram presentes a deputada do Mercado Comum do Sul, Julia Argentina Perlé, e o secretário político da Federação da Juventude Comunista, Bryan Ojeda.
A Câmara dos Deputados de Misiones declarou as atividades realizadas de interesse provincial, enquanto a cidade de Posadas reconheceu a realização do painel e concedeu à Prada o status de Visitante Ilustre.