Aproximar a música instrumental e o canto coral da comunidade a partir de composições musicais que marcaram a história, tem sido um dos objetivos do Projeto “Glória de Vivaldi” do Coro de Câmara Verso em Voz e Quarteto de Cordas. As ações iniciaram em março e desde então a equipe já percorreu cerca de 1 mil quilômetros, entre produção e apresentações, levando ações gratuitas às comunidades.
Até agora foram mais 80 horas de atividades, entre ensaios, produção, capacitação e apresentações, que já beneficiaram os municípios de Maravilha e Pinhalzinho, totalizando um público de cerca de 500 pessoas. O projeto segue seu percurso nos meses de abril e maio para os municípios de Chapecó, Nova Erechim, São Carlos e Saudades.
Leia mais: A máquina de IA que dirige a onda de bombardeios de Israel em Gaza
Oportunidade de estudo
Com caráter multiplicador, a turnê pelos municípios do oeste traz duas atividades: a primeira é uma oficina de técnica vocal, seguida pelo Concerto.
“São dois momentos muito importantes, tanto para o projeto, para o que nós enquanto profissionais estamos nos propondo a criar nas comunidades, quanto para o público. O concerto populariza um gênero musical que geralmente só ocupa espaços convencionais, levando a apresentação para o cotidiano das pessoas, inserindo a ação em sua atividade rotineira, fazendo essa importante aproximação da música com as pessoas. E o outro momento é a formação que oportuniza o estudo da técnica vocal em localidades onde geralmente essas ações não acontecem e isso dá força às ações desenvolvidas nessas comunidades”, explica o Regente do Coro de Câmara Verso em Voz, Maurício Minozzo.
A oficina, que antecede o concerto, traz a técnica vocal para coralistas e interessados, como norte das atividades . São trabalhadas instruções abrangentes, abordando técnicas essenciais como respiração, colocação vocal, afinação, articulação e ressonância da voz cantada. A ideia é proporcionar uma oportunidade de enriquecimento musical aos participantes.
Os interessados podem inscrever-se pelo link https://forms.gle/hwaCsu6v2rqiFdSt6 . Basta preencher o formulário e acessar os materiais de apoio enviados pelo Coro.
Democratização de acesso
O Concerto também chega de maneira gratuita às comunidades. A oportunidade de acesso, segundo o regente, democratiza, na prática, os bens culturais do nosso Estado.
“É uma honra compartilhar conhecimentos com os cantores e apreciadores da música coral em nossa região, e com pessoas que estão assistindo um Concerto pela primeira vez. Este trabalho têm levado ao público uma experiência única. De forma didática, as músicas são comentadas antes mesmo da sua execução, cada uma delas possui sua tradução no programa de concerto, que recebem no início das apresentações, e a partir dessas pequenas intervenções, promovendo a democratização do acesso, tanto as apresentações quanto ao ensino musical, almejamos um futuro próspero para os corais de nossa região e possibilitamos novas experiências para a nossa comunidade”, enfatiza Minozzo.
Geração de emprego e renda
Este Projeto acontece através do Programa de Incentivo Cultural – PIC, desenvolvido através da Fundação Catarinense de Cultura, com patrocínio da Celesc, Ceraçá e Grupo Sperandio. Estão sendo geradas vinte e cinco vagas diretas de trabalho, além de reflexos em setores como transporte e gastronômico, trazendo retornos econômicos para seis municípios da região oeste do Estado.
Itinerário
O Coro fará ainda 4 apresentações e oficinas gratuitas, até o mês de maio. Confira quando chegará a sua cidade:
Concerto
14/04 – Domingo
Chapecó
Local: Catedral Santo Antônio
Horário: 20h
28/04 – Domingo
Nova Erechim
Local: Capela Nossa Senhora de Fátima
Horário: 20h
11/05 – Sábado
São Carlos
Local: Catedral São Carlos Borromeu
Horario: 19h30
25/05 – Sábado
Saudades
Local: Paróquia Sagrada Família
Horário: 20h
Oficinas
13/04 – Sábado
Chapecó
Horário: 15h às 17h
Local: Salas de catequese anexas à Igreja Matriz
28/04 – Domingo
Nova Erechim
Horario: 15h às 17h
Local: Salas de catequese anexas à Igreja Matriz
11/05 – Sábado
São Carlos
Horário: 15h às 17h
Local: Salas de aula da Fundação Cultural de São Carlos
25/05 – Sábado
Saudades
Horario: 15h às 17h
Local: Salas de catequese anexas à Igreja Matriz
Créditos
Texto: Camila Almeida/Girassol Cultural
Fotos: Fabiana Bardemaker
Artes: Wellington Lalana
Agendamento de entrevistas e outras informações:
Camila Almeida
Assessora de imprensa cultural
(49)991923977