Conselho de Ética da Câmara Municipal de Florianópolis inicia oitivas de denúncia contra vereador, por quebra de decoro parlamentar

Vereadora denunciante e suas testemunhas serão os primeiros (as) a serem ouvidos(as) pelos membros(as) do Conselho

Na próxima quinta-feira (04), a partir das 8h, o Conselho de Ética e Decoro Parlamentar da Câmara Municipal de Florianópolis dá início às oitivas referente à denúncia apresentada pela vereadora Carla Ayres (PT) contra o vereador Marcos Leandro da Silva (PSC), conhecido como Marquinhos, por quebra de decoro parlamentar. Em dezembro de 2022, o vereador agarrou e beijou Carla Ayres no Plenário da Câmara Municipal.

A vereadora Carla Ayres, na condição de denunciante, será a primeira a ser ouvida pelas vereadoras Cíntia – Mandata Bem Viver (Psol), Manu Vieira (Novo) e Maryanne Mattos (PL), além dos vereadores Gabriel Meurer (Podemos) e Diácono Ricardo (PSD), que compõem o Conselho de Ética. Em seguida, serão ouvidas as testemunhas da vereadora, arroladas no processo: vereador João Paulo Ferreira (Bericó), vereador Afrânio Tadeu Boppré, vereador Renato Geske, vereadora Priscila Fernandes, deputado estadual Marcos José de Abreu (Marquito) e Letícia Dias, assessora do deputado Marquito.

No mês passado, a Procuradoria da Câmara chegou a se manifestar pelo arquivamento da denúncia, tendo em vista que o vereador denunciado, que é suplente, havia se afastado do cargo em fevereiro de 2023. Segundo o procurador Antônio Chraim, isso faria com que a denúncia perdesse objeto. No entanto, diante do retorno do vereador titular, Gui Pereira (PSC), para a Secretaria Municipal do Continente e Assuntos Metropolitanos de Florianópolis, o vereador Marquinhos retornou à vaga que ocupa na Câmara e o processo foi continuado, ainda que a relatora, vereadora Maryanne Mattos (PL), tenha solicitado nova manifestação da Procuradoria, o que não foi considerado necessário pelos(as) demais vereadores(as), visto que a questão apontada por Chraim havia sido solucionada.

Na sexta-feira (05), também a partir das 8h, deverão ser ouvidos(as) o vereador denunciado, Marcos Leandro da Silva, e suas testemunhas: vereador João Cobalchini, vereador Maikon Costa, vereador Josimar Pereira (Mamá), Alda Lúcia da Silva e Alfredo Westphal Neto, servidores da Câmara Municipal.

De acordo com o regulamento das oitivas, subscrito pelo presidente do Conselho de ética e Decoro Parlamentar, vereador Ricardo José de Souza (Diácono Ricardo), a imprensa terá acesso aos depoimentos, ficando o número de profissionais limitado às acomodações existentes.


Equipe da Vereadora Carla Ayres 
Florianópolis/ Santa Catarina
Partido dos Trabalhadores 

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.