‘Comunista’ e ‘enviado do diabo’: como era a relação conturbada de Milei com o papa Francisco

Milei chegou a chamar o papa de "representante do maligno na terra", além de "comunista e imbecil".

Por Victor Cinzento.

O presidente da Argentina, Javier Milei, e o papa Francisco tinham uma relação diferente e bastante delicada desde o primeiro contato em 2023.

Na ocasião, o pontífice argentino foi perguntado sobre as eleições no seu país natal e, sem citar Milei, explicou que tinha medo do egoísmo triunfar diante do comunitarismo e que não confiava em grandes salvadores sem histórico político.

O economista, ligado ao Partido Libertário, fundado em 2019, assumiu as dores da declaração e chamou o papa de “representante do maligno na terra”, além de “comunista e imbecil”.

Autoproclamado defensor do conservadorismo e dos bons costumes cristãos, Milei venceu as eleições na Argentina e na noite seguinte à apuração recebeu uma ligação inesperada do próprio Francisco, revelou o jornal argentino La Nación.

Na ligação, o sumo pontífice da Igreja Católica teria parabenizado o novo líder político do país e dito que o perdoava pelas ofensas. No telefonema, que durou cerca de oito minutos, Milei e Francisco conversaram sobre um possível primeiro encontro e começaram a deixar as diferenças de lado.

A visita do presidente ao Vaticano aconteceu somente em fevereiro do ano seguinte, em 2024, quando Mama Antula foi beatificada e se tornou a primeira santa argentina. Após a cerimônia, ambos se encontraram de forma reservada e, segundo Milei, ele pediu desculpas pessoalmente pelas explosões que teve durante o ano anterior.

“Quando ele começou, a primeira coisa que fiz foi pedir desculpas por minhas explosões passadas, que, embora eu tenha pedido desculpas a ele por meio de diferentes canais, achei que valia a pena fazer pessoalmente”, disse Milei.

Segundo ele, o papa respondeu com carinho: “Quem não cometeu erros na juventude?”.

Com a morte do pontífice, nesta segunda-feira, 23, o presidente da Argentina publicou uma nota de pesar dizendo que, apesar das diferenças que hoje parecem pequenas, foi uma verdadeira honra conhecê-lo em sua bondade e sabedoria.

Segundo o La Nación, Milei viaja para Roma nesta quinta-feira, 24, para participar do funeral, marcado para sábado.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here


This site uses Akismet to reduce spam. Learn how your comment data is processed.