Comunicado sobre o fechamento das emergências: Nossa versão dos fatos!

Foto: Adjorisc

Sindsaúde.- Diante da greve dos servidores estaduais da Saúde, que deixa em situação crítica o governo ao expor a sua incompetência para gerenciar a saúde dos catarinenses, a Secretaria de Estado da Saúde tenta esconder suas deficiências divulgando inverdades, distorcendo os fatos e usando de truculência psicológica contra os servidores. Apesar do governo dizer que resolveu três das quatro reivindicações do Sindicato dos Servidores em Saúde de Santa Catarina (SindSaúde), a categoria sabiamente mostra a verdade à população; expõe publicamente a precariedade da Saúde pública e de seu (dês)governo. Mantém assim a paralisação, justa, moral e legal. De forma vexatória, supostamente para garantir a qualidade e a segurança no atendimento, a Secretaria de Estado da Saúde decidiu, por sua conta e risco manter as emergências dos Hospitais Celso Ramos e Joana de Gusmão, em Florianópolis, abertas apenas para casos referenciados, que são aqueles encaminhados pelo SAMU ou pelas Unidades de Saúde dos municípios da Grande Florianópolis. Todavia aqui há que se abrir um parêntese; se nossos governantes tivessem um mínimo de competência para gerenciar a Saúde, fariam funcionar –de fato- as UPAS e Postos de Saúde. Dessa forma, as emergências dos grandes hospitais seriam utilizadas apenas para casos graves, e o SUS funcionaria. Lamentavelmente o grupo gestor, usado para blindar o governo, e irresponsavelmente deixar a Saúde no caos, brinca de gerenciar, brinca com a vida das pessoas. Certamente o grupo gestor, nada entende de saúde; certamente estes senhores não sabem sequer aplicar uma injeção, nunca cuidaram de um paciente incapaz numa emergência/urgência. Mas se acham no direito de ditar regras na saúde. Acham-se no direito de falar em nome dos “incapazes”. Covardes são ao serem incapazes de olhar além do próprio umbigo. Eles sim abandonam as pessoas; eles covardemente ou por interesses escusos bajulam o governo e posam de “bons moços”. Hipócritas… “Incapazes” são estes senhores cuja miopia moral não os deixa enxergar a vida das pessoas. São imorais, deficientes morais. Há que se lutar por justiça aqui na Terra. Mas se eventualmente a justiça terrena falhar. Há que existir uma justiça divina que os coloquem no banco dos réus da eternidade. Lá não haverá juízes ou delegados para assinar embaixo de suas atrocidades. Lá de nada adiantará ter poder, ser governo, gestor, negociador. Chegará o dia em esses senhores do poder serão levados a julgamento e em vão pedirão perdão por seus atos… Mas queimarão na eternidade porque muitos BOs estarão registrados em suas consciências. Mas será tarde demais para pedir perdão!