Colômbia: Gustavo Petro escolhe Francia Márquez como sua companheira de fórmula

Gustavo Petro e Francia Márquez, fórmula para a presidência da Colômbia. Foto: Twitter

O candidato do Pacto Histórico Colombiano, Gustavo Petro, finalmente escolheu Francia Márquez como sua candidata à vice-presidência, após as primárias internas desta aliança eleitoral, a líder social do Cauca obteve mais de 783.000 votos e até superou Sergio Fajardo, o candidato de direita da Coalizão Centro Esperança, que teve mais de 723.000.

Ao anunciar a decisão, Petro disse que com a escolha de Márquez após “uma longa viagem pela história deste país, hoje chegamos a um momento definitivo, alcançamos um triunfo indiscutível, milhões de colombianos tomaram sua decisão coletiva de mudar a Colômbia”.

Ele também disse que ela é “a melhor candidata em geral que tivemos nos últimos tempos”. Estou muito feliz que você nos acompanhe nesta viagem”.

Em resposta, Francia Márquez agradeceu ao povo colombiano e Gustavo Petro por sua indicação para a vice-presidência: “obrigada por esta oportunidade, a cada território que me possibilitou estar aqui hoje”.

“Graças a Deus, aos nossos antepassados, porque sem eles isso não seria possível”. Agradeço ao meu irmão, sócio e futuro presidente Gustavo Petro. Rezo por esta designação que assumirei com humildade, com empatia, com amor, com alegria e com grande responsabilidade”.

Neste sentido, ele lembrou que sua aliança eleitoral, o Pacto Histórico, “está comprometida com uma mudança de justiça social e de justiça econômica para garantir dignidade. Saudamos as espiritualidades e com todos temos que fazer a mudança. Saudamos a juventude colombiana, a juventude que nos mostrou que é possível e que podemos construir uma Colômbia melhor”.

Márquez, uma mulher afrodescendente do Cauca, disse que sua “tarefa no mandato constitucional como vice-presidenta será fechar as brechas da desigualdade e da iniquidade nos territórios excluídos e silenciados […] Queremos que, como colombianos, todos nós possamos viver uma boa vida neste país”, disse ela.

Márquez, que obteve 783.160 votos na consulta do Pacto Histórico, surpreendeu o país com o número de votos obtidos, com os quais não só ficou em segundo lugar na consulta como também consolidou sua posição como a terceira pré-candidata mais votada das três alianças. Ela até superou Fajardo, vencedor da Coligação Centro Esperança.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.