O candidato do Pacto Histórico Colombiano, Gustavo Petro, finalmente escolheu Francia Márquez como sua candidata à vice-presidência, após as primárias internas desta aliança eleitoral, a líder social do Cauca obteve mais de 783.000 votos e até superou Sergio Fajardo, o candidato de direita da Coalizão Centro Esperança, que teve mais de 723.000.
Ao anunciar a decisão, Petro disse que com a escolha de Márquez após “uma longa viagem pela história deste país, hoje chegamos a um momento definitivo, alcançamos um triunfo indiscutível, milhões de colombianos tomaram sua decisão coletiva de mudar a Colômbia”.
Ele também disse que ela é “a melhor candidata em geral que tivemos nos últimos tempos”. Estou muito feliz que você nos acompanhe nesta viagem”.
No es uno y dos, es uno y una, en un equipo trabajando por Colombia.
Me alegra en el corazón que @FranciaMarquezM nos acompañes en este viaje que arranca para ganar en primera vuelta. #CambiaLaHistoria pic.twitter.com/RsqUUOKWra
— Gustavo Petro (@petrogustavo) March 23, 2022
Em resposta, Francia Márquez agradeceu ao povo colombiano e Gustavo Petro por sua indicação para a vice-presidência: “obrigada por esta oportunidade, a cada território que me possibilitou estar aqui hoje”.
“Graças a Deus, aos nossos antepassados, porque sem eles isso não seria possível”. Agradeço ao meu irmão, sócio e futuro presidente Gustavo Petro. Rezo por esta designação que assumirei com humildade, com empatia, com amor, com alegria e com grande responsabilidade”.
Neste sentido, ele lembrou que sua aliança eleitoral, o Pacto Histórico, “está comprometida com uma mudança de justiça social e de justiça econômica para garantir dignidade. Saudamos as espiritualidades e com todos temos que fazer a mudança. Saudamos a juventude colombiana, a juventude que nos mostrou que é possível e que podemos construir uma Colômbia melhor”.
Esta dupla es invencible: pic.twitter.com/GP01UIHmFy
— Iván Cepeda Castro (@IvanCepedaCast) March 23, 2022
Márquez, uma mulher afrodescendente do Cauca, disse que sua “tarefa no mandato constitucional como vice-presidenta será fechar as brechas da desigualdade e da iniquidade nos territórios excluídos e silenciados […] Queremos que, como colombianos, todos nós possamos viver uma boa vida neste país”, disse ela.
https://twitter.com/FranciaMarquezM/status/1503546305280364546?ref_src=twsrc%5Etfw%7Ctwcamp%5Etweetembed%7Ctwterm%5E1503546305280364546%7Ctwgr%5E%7Ctwcon%5Es1_c10&ref_url=https%3A%2F%2Fwww.telesurtv.net%2Fnews%2Fcolombia-elecciones-seleccion-formula-vicepresidencial-20220323-0020.html
Márquez, que obteve 783.160 votos na consulta do Pacto Histórico, surpreendeu o país com o número de votos obtidos, com os quais não só ficou em segundo lugar na consulta como também consolidou sua posição como a terceira pré-candidata mais votada das três alianças. Ela até superou Fajardo, vencedor da Coligação Centro Esperança.