Oscar Niemeyer – A vida é um sopro
De Fabiano Maciel. Brasil, 2007. 90min. Documentário. Livre.
Com Chico Buarque de Hollanda, Carlos Heitor Cony, Le Corbusier
O filme de Fabiano Maciel, Oscar Niemeyer – A Vida é um Sopro, é a atração da Mostra de Cinema de Arquitetura desta terça, 16 de dezembro, e reconstrói a história do maior ícone da arquitetura moderna brasileira: Oscar Niemeyer. Sua história está ligada às transformações do Brasil no último século. O documentário será exibido às 19h, na Fundação Cultural Badesc, com entrada gratuita. Convidado: Jane Pilotto, arquiteta.
No documentário, o arquiteto conta como concebeu seus principais projetos e mostra como revolucionou a arquitetura moderna, com a introdução da linha curva e a exploração de novas possibilidades de utilização do concreto armado. Niemeyer também fala sobre sua vida, seu ideal de uma sociedade mais justa e de questões metafísicas como a insignificância do Homem diante do Universo. De forma descontraída trata de arquitetura, histórias do arquiteto, luta política e de sua paixão pelas mulheres.
O filme é costurado por imagens de arquivo inéditas e raras e por depoimentos de personalidades como os escritores José Saramago, Eduardo Galeano e Carlos Heitor Cony; o poeta Ferreira Gullar; o historiador Eric Hobsbawn; o cineasta Nelson Pereira dos Santos; o ex-presidente de Portugal Mário Soares e o compositor Chico Buarque.
Serviço:
Quando: 16 Dezembro 2014, Terça-feira, às 19 horas
Onde: Fundação Cultural Badesc
Endereço: Rua Visconde de Ouro Preto, 216 – Centro
Quanto: Gratuito
Fonte: Calendário Floripa