CIMI/SC: O governo do estado desrespeitou, mais uma vez, a decisão judicial?

A PM ficaria concentrada na cidade de José Boiteux. Mas o acordo foi descumprido.

Imagem: Captura de tela.

Relato do CIMI: Cleber César Buzatto.

Acabei de conversar com a Delegada Luciana, chefe da PF em Itajaí, e ela disse que a Defesa Civil decidiu abrir a comporta da barragem e que somente a PF e a defesa civil vão entrar na terra indígena. A PM não vai entrar, foi chamada somente para dar EVENTUAL apoio caso a PF peça isso para eles, em caso de algum improvável conflito da comunidade com a PF ou com os técnicos da defesa civil. Tudo isso foi feito em obediência à decisão judicial que colocou a PF como coordenadora das Policias – somente a PF dá os comandos dentro da Terra Indígena nesse caso da barragem. O Delegado da PF José Leandro está na região. Qualquer coisa diferente disso que aconteça me avisem. Abraço Lucyana – MPF.

A aldeia Plipatol estava sem Internet desde ontem à tarde até a madrugada ao menos. O cacique presidente ligou as 02:20 preocupado com possibilidade da tropa de choque da PM entrar na área no amanhecer deste domingo. O acordo com a PF era que a PM não entraria.Conseguiu-se contato com o delegado da PF de madrugada e este reiterou que somente a PF acompanharia a defesa civil, o caminhão com equipamentos para abrir as comportas e a funai na manhã de hoje. Acompanhamos, por telefone a conversa do delegado da PF com Setembrino. A PM ficaria concentrada na cidade de José Boiteux. Mas o acordo foi descumprido.

O descumprimento do acordo e a presença da PM revoltou os Xokleng.

O próprio delegado da PF admite o acordo e indica que foi pego de surpresa com a presença da PM na área.  Então a PM entrou sem ser demandada pela PF e contra a orientação da PF? Houve uma insubordinação das forças policiais estaduais contra as forças policiais federais? O governo do estado desrespeitou, mais uma vez, a decisão judicial?

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.