– Módulo I – Conferência de abertura: Gestão Cultural para Tempos de Crise (Live)
Principais desafios para o setor cultural em meio à pandemia e ao pandemônio.
Balanço parcial dos resultados, avanços e dificuldades na implementação da Lei Aldir Blanc no Brasil. Emergência Cultural e panorama das políticas públicas no Brasil e na América Latina. Guerras culturais, crise civilizatória, disputas de sentido e estratégias de resistência e reinvenção política e social a partir da cultura.
– Módulo II – Direitos Culturais: Por uma política cultural emancipadora
Direitos culturais e crise civilizatória. Bem viver, novas economias e outros paradigmas socioambientais. Políticas culturais, cultura política e cultura cultura jurídica; tensões e contradições. Como construir a gestão cultural em uma perspectiva emancipatória e transformadora?
– Módulo III – Gestão culturalmente democrática e políticas de participação social
A construção do Sistema Nacional de Cultura e das políticas públicas de cultura no Brasil: histórico, momento atual e perspectivas. Políticas Culturais e arquiteturas de participação social.
Propostas para uma gestão cultural local democrática e transformadora.
– Módulo IV – Diversidade Cultural: por uma cultura de direitos
Cultura como modo de vida, em sua relação com a comunidade, a natureza e o bem comum. Direitos culturais dos povos e comunidades tradicionais. Políticas culturais de base comunitária no Brasil e na América Latina.
– Módulo V – Retomada Cultural: gestão de crise, estratégias de sustentabilidade e processos de reinvenção
O mercado cultural e a pandemia: consequências econômicas para o setor.
Estratégias de sustentabilidade, economia solidária e gestão de crise para artistas, produtoras, coletivos e instituições culturais. Patrocínio, fomento e incentivo à cultura: experiências e resultados em captação de recursos.
– Módulo VI – O Cultural e O Virtual: produção artística, política e pedagógica
Novos ambientes e plataformas para a cultura: o virtual veio pra ficar?
Política, arte, gestão, formação e produção cultural no ambiente digital. Escolas livres, autoformação e novas estratégias pedagógicas em ambiente EAD. Partilha de experiências educativas, artísticas, criativas, culturais e afetivas nas janelas das lives e salas virtuais.
Se inscreva em https://linktr.ee/leiemergenciacultural
—
Até o momento, os módulos estão SUPERANDO EM MUITO as minhas expectativas… Está sendo um aprendizado e uma diversão – além do contato virtual com muita gente que sabe e faz. Parabéns, pessoALL, pelo presentão que recebi nesses tristes tempos de pandemia!!!
Quero me inscrever
No final da matéria está o link de inscrição. https://linktr.ee/leiemergenciacultural Um abraço