Chapecó fará Reunião de Trabalho sobre “Varíola dos macacos”

Proposição do vereador Valdir Carvalho foi aprovada na Câmara de Vereadores na terça (23)

O Requerimento pedindo a Reunião foi aprovado por unanimidade. Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação

A Câmara de Vereadores de Chapecó aprovou, na última terça-feira (23), o Requerimento do vereador Valdir Carvalho (PT), solicitando uma Reunião de Trabalho sobre a “Varíola dos macacos”. Conforme a proposição, existe uma preocupação generalizada da população em conhecer as ações da Secretaria de Saúde sobre a doença.

A votação, que ocorreu nesta terça-feira (23), resultou na aprovação por unanimidade da proposta da Reunião de Trabalho, que ainda não tem data definida para acontecer. Entre as questões que serão levantadas para a prefeitura responder, a realidade da situação da “Varíola dos macacos” em Chapecó, quais os sintomas, o grau de letalidade e como funciona o tratamento.

Também, durante a Reunião de Trabalho serão abordados os protocolos de atendimento para pessoas contaminadas ou com suspeita da doença, além de entender a capacidade estrutural e humana do município em atender essa demanda.

Para o vereador Valdir Carvalho, autor da proposição, é preciso entender as ações da prefeitura sobre a doença. Foto: Divulgação/Assessoria de Comunicação

Segundo o vereador Valdir Carvalho, autor da proposição, “a ideia também é saber quais as medidas que estão sendo tomadas pela prefeitura para evitar que a doença se espalhe”, diz o parlamentar.

Dados atualizados

Até o dia 23, dados da Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde apontam que Chapecó (CIEVS) registrava um caso confirmado da “Varíola dos macacos”, conhecida na comunidade médica como “Monkeypox”. Além do paciente confirmado, o CIEVS divulgou que em Chapecó, até a referida data, havia seis casos suspeitos e três descartados.

A proposição será encaminhada para a Prefeitura de Chapecó.

DEIXE UMA RESPOSTA

Please enter your comment!
Please enter your name here

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.