Censo 2022: IBGE apresenta resultados da população por cor ou raça na próxima sexta, 22

    O IBGE apresentará na próxima sexta-feira, dia 22, às 10h, a publicação Censo Demográfico 2022: Identificação étnico-racial da população, por sexo e idade. A quinta divulgação temática do Censo 2022 traz o quantitativo da população por cor ou raça,  dividida nas categorias branca, preta, parda, amarela e indígena, até o nível de município. Também permite identificar a distribuição por sexo e faixa etária de cada um desses  grupos, subsidiando estudos sobre demografia e desigualdades étnico-raciais no país.O pertencimento étnico-racial é investigado respeitando o critério de autoidentificação. Este é o segundo Censo em que o quesito “cor ou raça” foi levado do Questionário da Amostra para o Questionário Básico, sendo aplicado a todos os domicílios que responderam a pesquisa, permitindo a comparabilidade desses resultados entre as últimas décadas com maior precisão.

    Dos 13 recenseamentos demográficos realizados no país desde 1872, seis investigaram a cor da população e desde 1991 o quesito “cor ou raça” foi dividido nas atuais cinco categorias, quando passou a incluir a investigação da população indígena. Desde então o IBGE compreende que esta classificação envolve também critérios de pertencimento identitário, muito além da cor da pele e do fenótipo, englobando noções de pertencimento étnico, como categoria socialmente construída na interação social.

    O evento oficial da divulgação acontecerá na Casa do Olodum, no Pelourinho, em Salvador/BA.

    Não haverá coletiva em Santa Catarina.

    A Superintendência do IBGE em SC coloca-se à disposição para atender e dirimir as dúvidas individualmente da imprensa catarinense.

    Superintendência Estadual do IBGE em Santa Catarina
    Supervisão de Disseminação de Informações

    20 de dezembro de 2023

    DEIXE UMA RESPOSTA

    Please enter your comment!
    Please enter your name here

    Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.